Boato – Na Austrália, uma mulher com 250 kg dá à luz a um bebê com 18 kg. Recém-nascido entra no ranking como maior bebê do mundo.
Não é difícil encontrar histórias falsas sobre gestações na internet. Aqui no Boatos.org, já falamos de fake news sobre gestações estranhas em vários lugares no mundo. E a história de hoje aponta para o nascimento de um bebê de 18 kg na Austrália.
É isso mesmo, você não leu errado: na Austrália, uma mulher com 250 kg teria dado à luz a um bebê com 18 kg. A “notícia”, que viralizou em blogs e em páginas no Facebook, aponta que a criança bateu o recorde de “maior do mundo”. Junto à mensagem, circulam imagens da mãe e do recém-nascido. Leia o que diz a mensagem:
BEBÊ NASCE COM 18 KG E BATE O RECORDE DE MAIOR BEBÊ DO MUNDO Tudo correu bem e ele é muito saudável. O médico que realizou o parto cesariana ficou chocado e disse que achava se tratava de uma gravidez de gêmeos ou trigêmeos.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
“Eu realmente acreditava que havia dois ou três. Mas não, era apenas um. Um bebê grande e pesado. Obviamente, ele vai ser jogador de rugby”, falou. A mãe pesa 250 kg. O nascimento seria praticamente impossível por parto natural. Ele é considerado o maior do mundo, realmente um recorde. O último recorde mundial era de um que nasceu com 17 kg nascido em 1839 na África.
Bebê nasceu com 18 kg na Austrália e se tornou o maior bebê do mundo?
Ficou impressionado? Não fique: toda a história de bebê com 18 kg e maior do mundo não passa de balela. Se você ainda não entendeu o porquê, continua lendo.
Para início de conversa, a história não é nova e já circulou em muitos blogs da “mesma qualidade”. Ao pesquisarmos sobre o caso, descobrimos que se trata de uma história falsa publicada em inglês. A história nasceu no World Wiklye News (site gringo de fake news).
É claro que não demorou muito para o Hoax-Slayer (site que desmente fake news na Austrália) desmentir a informação. De acordo com o site, as imagens não estão relacionadas e fazem parte de outra situação.
O bebê que aparece na imagem não nasceu com 18 kg e muito menos na Austrália. Na verdade, trata-se da Nadia, uma recém-nascida que nasceu com 6,3 kg na Rússia, em 17 de setembro 2017. A segunda imagem, onde aparece a suposta mãe da criança, na realidade, mostra a norte-americana “Christina” durante sua participação no reality show My 600-ib Life.
Por fim, o Washignton Post também desmentiu a informação. Além de apontar que a história nasceu de um site de notícias falsas, o jornal destacou que o bebê de 6,3 kg não é o mais pesado do mundo. De acordo com o “Guiness Book – O Livro dos Recordes”, o recém-nascido mais pesado do mundo nasceu da canadense Anna Bates, em janeiro de 1879, pesando 9,98 kg.
Resumindo: nenhum bebê nasceu com 18 kg na Austrália e muito menos se tornou o maior bebê do mundo. Primeiro, porque a história surgiu em um site de notícias falsas. Segundo, porque as imagens não têm nada a ver com ela. Ou seja, #boato
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.