Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Baleia assassina (orca) come homem na beira da praia #boato

Baleia assassina (orca) come homem na beira da praia #boato

Boato – Vídeo mostra momento exato em que uma baleia orca aparece na beira da praia, ataca um banhista e engole um homem. 

A internet é sempre um lugar recheado de vídeos de todos os tipos. Você pode encontrar, literalmente, um pouco de tudo nas plataformas de vídeo ou nas redes sociais: imagens engraçadas, fofas e até impactantes.

Esse último grupo, por sinal, costuma fazer muito sucesso entre os grupos de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. E parece que, nos últimos dias, um vídeo tem feito bastante sucesso nos grupos da família no “zap zap”.

De acordo com a mensagem que anda circulando nas redes sociais, uma baleia assassina (orca) teria invadido a beira da praia e devorado um banhista. A prova seria um vídeo que acompanha a mensagem. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “IMPRESSIONANTE!!!! Baleia Ataca Homem na Praia… Não temos como prever o que vai acontecer AMANHÃ… CUIDE de sua ALMA como se HOJE fosse o ÚLTIMO DIA”. Versão 2: “Baleia “Orca” ataca um HOMEM na praia!”.

Versão 3: “Baleia come gente. Inimaginável!… inacreditável!… mas aconteceu… Como desaparecer rapidamente….. IMPRESSIONANTE. Tempo: 23 segundos… Aconteceu numa PRAIA na Patagónia – Argentina. O homem estava andando na borda água, pouco profunda, que mal chegava pelos seus tornozelos; surgiram duas orcas que o capturaram. No local não se viu sangue ou indícios do que aconteceu; foi abocanhado e engolido; simplesmente! Caminhava para a água, e voltou-se acenando para um amigo que o estava a filmar. O vídeo mostra seu trágico desaparecimento, sua última onda para sempre! Se o seu amigo não estivesse filmando no momento, ou não estivesse olhando naquela direcção, o homem ficaria no rol dos desaparecidos sem explicação”.

Baleia assassina (orca) come homem na beira da praia?

O vídeo deixou muita gente chocada e querendo mais explicações sobre o fato. É claro que as imagens viralizaram rapidamente nas redes sociais. Porém, será que o vídeo é realmente verdadeiro e uma “baleia assassina” teria devorado o homem? A resposta é não! E se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vamos lá! A história, na verdade, não faz nenhum sentido. Até porque não são raros os casos de baleias encalhadas nas praias. Como uma orca daquele tamanho iria parar na beira da praia e voltaria nadando, tranquilamente, em direção ao mar? Não tem lógica.

Depois de analisarmos as mensagens, acabam percebendo que elas apresentam todas (sim, todas!) as características de boatos na internet: são vagas, alarmistas, possuem erros de português, algumas pedem por compartilhamento e todas não citam fontes confiáveis.

Ao procurar sobre o caso na internet, nada encontramos. Foi aí que observamos que, em algumas versões do vídeo, existia uma frase em espanhol: “No todos los lápices dan suerte, sólo el lápiz la suerte de La Sirena”. Ao buscar pela frase, descobrimos que, na verdade, a história era totalmente falsa.

O vídeo, na realidade, trata-se de um anúncio de TV de uma cadeia de lojas, da República Dominicana, chamada La Sirena. Nas imagens, é possível observar que o homem encontra algo no chão: um lápis. Daí, a frase “no todos los lápices dan suerte”.

“El lápiz la suerte” foi, na verdade, um personagem criado pela loja em uma campanha de volta às aulas. Ou seja, as imagens são apenas uma campanha publicitária.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra um homem sendo devorado por uma baleia assassina é falsa! As imagens, na verdade, fazem parte de uma campanha publicitária de uma cadeia de lojas da República Dominicana chamada La Sirena. Ou seja, a história não passa de balela. Por isso, não compartilhe!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.