Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Avião da Emirates com 275 passageiros faz pouso forçado no aeroporto de Dubai e explode #boato

Avião da Emirates com 275 passageiros faz pouso forçado no aeroporto de Dubai e explode #boato

Avião da Emirates com 275 passageiros fez pouso forçado no aeroporto de Dubai e explodiu, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um avião da Emirates fez um pouso forçado com 275 passageiros no aeroporto de Dubai. A aeronave explodiu e um vídeo mostra o impacto do fogo.

Já houve casos em que boatos se modificaram para voltarem a circular. Poucos foram tão rápidos como o de hoje. Ontem mesmo desmentimos uma história que aponta que o aeroporto de Dubai pegou fogo. Hoje, os mesmos vídeos estão apontando para uma história mais trágica.

De acordo com mensagens que estão circulando na web e são acompanhadas por um vídeo de um incêndio de grandes proporções (que não iremos exibir aqui), um avião da Emirates fez um pouso forçado no aeroporto de Dubai e explodiu. A mensagem, que, em algumas versões, tem tom religioso, aponta que o avião tinha 275 passageiros e que o acidente matou “centenas de pessoas”. Leia:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Boa tarde . . . Tragédia . Avião da EMIRATES com 275 passageiros faz pouso forçado no Aeroporto em Dubai e explode matando centenas de pessoas. Versão 2: Será muito rapido num piscar de olhos e a Internet é o olho que todos verão também ao mesmo tempo Desperta pra realidade mais uma vez se cumpre às mensagens de Jesus Cristo sobre o Juízo final. . . Tragédia. . . Avião da EMIRATES com 275 passageiros faz pouso forçado no Aeroporto em Dubai e explode matando centenas de pessoas. […]

Avião da Emirates com 275 passageiros fez pouso forçado no aeroporto de Dubai e explodiu?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A mensagem e o vídeo em questão circularam com muita força na internet. Em uma das versões, foram registrados 13 mil compartilhamentos em menos de 24 horas. Apesar da viralização repentina, a informação que aponta para o acidente em questão não procede.

Como falamos lá no início do texto, as mesmas imagens circularam na internet como se fossem de um incêndio no aeroporto de Dubai. Assim como no caso de ontem, as mensagens que circulam falando no acidente aéreo têm características de boatos online como serem vagas, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis.

Ao buscar por mais informações sobre o tal acidente em fontes confiáveis, nada encontramos. Se, de fato, tivesse ocorrido um acidente com um avião com 275 passageiros, a tragédia seria amplamente noticiada na internet, TV, rádio, jornal etc.

Ao buscar pelas imagens, descobrimos que elas são de um incidente nos Emirados Árabes Unidos, mas não têm nenhuma relação com o aeroporto de Dubai. O vídeo é, na realidade, de um incêndio no mercado de Ajman, que fica a cerca de 50 quilômetros de Dubai.

De acordo com essa matéria do site Gulf News, 125 lojas foram incendiadas e, felizmente, nenhuma pessoa ficou ferida. O mercado estava fechado há quatro meses por causa das medidas de restrição devido à pandemia da Covid-19. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

Resumindo: o vídeo que está circulando na internet e mostra um incêndio de grandes proporções não está relacionado à queda de um avião da Emirates com 275 passageiros. O vídeo, que já foi utilizado em outro boato, é de um incêndio no mercado de Ajman (próximo a Dubai) que não resultou em vítimas. Ou seja: trata-se de mais uma fake news relacionada a “vídeos incríveis” que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK