Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo que mostra incidente entre avião da Emirates em pista de pouso é fruto de simulador de voo

Vídeo que mostra incidente entre avião da Emirates em pista de pouso é fruto de simulador de voo

Avião da Emirates atravessou pista de aeroporto e quase bateu em aeronave da Qantas, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Um avião da Emirates atravessou a pista de pouso do aeroporto e quase colidiu com uma aeronave da Qantas que teve que arremeter.

Análise

Um vídeo está chamando muito a atenção em redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Nas imagens, um avião da Emirates atravessa a pista de pouso de um aeroporto de forma perigosa.

Ao fundo da imagem, um avião da Qantas está realizando o procedimento de pouso. Quando quase há a colisão, a aeronave consegue arremeter e salvar diversas vidas. Leia algumas das mensagens que estão circulando junto ao vídeo:

Mais ou menos assim as postagens da Extrema direita sobre politica e economia, SÓ FALTA Alguém explicar o Avião da Emirates passando a pista pela Grama em direção ao mar Versão 2: *** Simplesmente indecritivel…!?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

O vídeo chamou muita atenção na internet e, por isso, vamos realizar a checagem respondendo às seguintes perguntas: 1) O incidente que mostra o avião da Emirates e da Qantas é real? 2) Como foi feito o vídeo que está circulando na internet? 3) Houve algum incidente similar na história?

O incidente que mostra o avião da Emirates e da Qantas é real?

Não. Ao buscar por qualquer fonte confiável que apontasse para o suposto incidente entre os aviões da Emirates e da Qantas, nada encontramos. Algo desta magnitude viraria, com certeza, notícia em tudo que é lugar. Além disso, o vídeo denuncia que tudo não passa de uma simulação.

Como foi feito o vídeo do avião da Emirates que está circulando na internet?

Conforme alguns sites em inglês já explicaram em checagens, o vídeo é, na realidade, fruto de ferramentas de simulação de voo. Mais exatamente, é um vídeo feito no Flight Simulator. O site Factly apontou que o vídeo foi encontrado no canal do YouTube Aviation for everyone em que há a descrição de que o vídeo foi retirado do game. Assista:

Houve algum incidente similar na história?

Infelizmente, sim. Em 2010, um avião da TAM teve que desviar de outro enquanto estava realizando o pouso no aeroporto de Congonhas (São Paulo). Felizmente, nenhuma das 171 vítimas se salvou.

Neste ano, dois acidentes aéreos envolvendo colisões na pista ocorreram no Japão. Um, de aviões da Korean Air e da Cathay não teve feridos. 

Outro, que envolveu um avião da Japan Airlines e um avião de carga deixou mortos. Milagrosamente, todos os 377 tripulantes do avião da companhia aérea se salvaram mesmo após uma explosão. 

Não foi o caso da maior tragédia aérea da história. Em 1977, mais de 600 pessoas morreram após dois aviões se chocarem na Espanha.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo em questão de aviões da Emirates e da Qantas seja real. As imagens que estão viralizando na internet são fruto de imagens no Flight Simulator.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).