Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Ashley Flores, filha do engenheiro Julio Cesar Borraz, está desaparecida #boato

Ashley Flores, filha do engenheiro Julio Cesar Borraz, está desaparecida #boato

Boato – Ashley Flores, filha do engenheiro Julio Cesar Flores Borraz, está desaparecida há 15 dias. Repasse a imagem da menina de 13 anos e envie e-mail para [email protected].

Existem boatos que circulam apenas quando um assunto entra em discussão na internet e boatos que não dependem de nada para viralizar. Nós, do Boatos.org, costumamos chamar o boato desta segunda categoria de “clássico”. E hoje vamos falar de um dos mais proeminentes dos clássicos: a história da menina Ashley Flores.

Em 2018, começou a circular na internet uma mensagem que apontava que a jovem de 13 anos teria desaparecido. Na mensagem (viral no WhatsApp e Facebook), Ashley é identificada como filha do engenheiro Julio Cesar Flores Borraz e há até um e-mail para contato ([email protected]), além do tradicional pedido de compartilhamento. Confira a mensagem que circula online (na versão 2018).

Repassando: Por favor, mandem para todo mundo q vc conhece. Se for de outra cidade… melhor ainda. Ela foi ao cinema e na volta qdo a mãe da coleguinha deixou-a na porta do prédio,não a esperou entrar e aí… nunca mais.! 15 dias desaparecida.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

ASHLEY ESTÁ DESAPARECIDA. FILHA DO ENGENHEIRO JULIO CESAR FLORES BORRAZ, POR FAVOR REENVIE, AJUDE-O A ENCONTRÁ-LA. OBRIGADO. Passe foto a todo o mundo, nunca se sabe…… Por favor, olha a foto, lê a mensagem de uma mãe desesperada e passa foto a todos seus contatos

Minha filha tem 13 anos, Ashley Flores, está desaparecida desde duas semanas. Pode acontecer que se todos passarem esta mensagem, alguma pessoa reconhecerá ela. Pessoas descobriram este método. Internet circula no mundo inteiro… por favor, passa esta mensagem a todos seus contatos. Graças a tudo isso pode-se achar minha menina.

Eu peço a todos, eu imploro a todos, por favor passe esta imagem a todas as possíveis pessoas. Ainda não é tarde por favor, me AJUDE. Sim se você tiver informação, contata-se com: [email protected] só precisa de 2 minutos necessários para fazer circular esta mensagem. Se fosse seu filho você faria até coisa impossível para obter ajuda. Deus premiará a tua bondade.

Ashley Flores, filha do engenheiro Julio Cesar Borraz, está desaparecida?

Nos últimos dias, a história circulou muito na internet e mobilizou muita gente. Mas será mesmo que Ashley Flores está desaparecida há 15 dias e a família está desesperada atrás dela? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Em 2013, primeiro ano da história do Boatos.org, nós desmentimos a história. “Esse é, talvez, o caso mais famoso entre os inúmeros pedidos falsos de pessoas desaparecidas que rodam na internet. O texto começou a circular em língua inglesa desde o ano de 2006. Mas volta e meia, volta à tona por e-mails ou pelo Facebook”, foi relatado à época. Vale lembrar que o WhatsApp ainda não era massificado em 2013.

Agora vamos pensar: se a história circula desde 2006, como que a tal Ashley estaria desaparecida só há 15 dias? Só isso mais as características do texto (vago, alarmista, com muitos pedidos de compartilhamento e com erros de português e que pode ser explicadas abaixo) já nos deixa desconfiado de que a história era falsa.

As suspeitas se tornaram realidade logo na primeira busca. Ashley nunca desapareceu. Ao contrário, o “primeiro anúncio” foi fruto de um trote de uma amiga chamada Vicky. Ao site ThoughtCo., em 2012, a amiga disse o seguinte:

“Ashley Flores não está desaparecida. Foi apenas uma piada que ficou completamente fora de controle. Por favor, informe a todos que enviaram um e-mail que ela não está desaparecida. Foi uma piada. Sinto muito por qualquer confusão”.

Além da fala da amiga, o próprio desaparecimento foi desmentido em diversas oportunidades por autoridades dos EUA. Não sabemos como Ashley (que hoje teria 25 anos) está atualmente, mas o fato é que ela nunca esteve desaparecida. E a história é só mais um boato que circula online.

Em tempo: tanto em 2013 como em 2018 sequer chegamos a cogitar que o boato poderia se passar no Brasil. Afinal, os nomes Ashley Flores, Julio Cesar Flores Borraz e o e-mail [email protected] já nos deixa bem claro de que se trata de um boato gringo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.