Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Árvore cresce dentro de um carro em estacionamento na França, mostra vídeo #boato

Árvore cresce dentro de um carro em estacionamento na França, mostra vídeo #boato

Árvore cresce dentro de um carro em estacionamento na França, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um vídeo mostra uma árvore que cresceu dentro de um carro em um estacionamento na França. Nas imagens, um homem filma a árvore atravessando ambos os lados do veículo (inferior e superior). É inacreditável!

Na internet, o que não faltam são histórias surpreendentes de milagres, vídeos bizarros e fenômenos sobrenaturais que atiçam a curiosidade de muitas pessoas e até deixam especialistas com a “pulga atrás da orelha” ao tentarem descobrir o que há por trás de cada caso.

Recentemente, começou a circular no Facebook um vídeo que mostra uma árvore que cresceu, repentinamente, dentro de um carro em um estacionamento na França. Nas imagens, um homem filma a cena e mostra ambos os lados do veículo (inferior e superior) atravessados pelo “fenômeno natural”. Ele diz que é “inacreditável”, pois ninguém entende o que aconteceu e que não foi assim que aquele carro chegou ali. Além do homem, outros “curiosos” aparecem no vídeo surpresos com a situação. Confira abaixo o vídeo que está rodando online e a tradução da fala (em francês) do homem:

“Então, como um mistério, uma árvore que trespassa um carro de ambos os lados é realmente séria. Há pessoas ao meu redor. Eu sou o próximo. Eu não entendo nada. Nós realmente não sabemos o que aconteceu aqui. Árvore de Bordeaux na parte inferior do carro. Vemos a origem da árvore ali. Não é assim que este carro chega. É inacreditável e inacreditável além de tudo. Tentando me enviar vi pessoas que eu não queria levar. Quando olho, incrível. Como você pode ver, é o carro de ambos os lados atravessando o céu em que estamos em Bellevue. Aqui é bom.”

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Árvore cresce dentro de um carro em estacionamento na França, mostra vídeo?

É claro que um caso de fenômeno natural como esse rendeu muitos compartilhamentos e viralizou na internet. Mas será mesmo que a tal árvore cresceu dentro do carro no estacionamento na França, como mostram as imagens do vídeo? A resposta é não! E nós te provamos o porquê a partir de fatos.

O primeiro deles é que as mensagens das publicações que estão circulando online carregam todas as características de boatos: são vagas (não fornecem maiores informações sobre quando e onde exatamente aconteceu o suposto “fenômeno”), alarmistas (têm o intuito de atrair a atenção dos internautas e gerar compartilhamentos), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que deem credibilidade ao que está sendo dito.

Em segundo lugar, há uma falta de verossimilhança em toda essa história. Afinal, como uma árvore poderia crescer instantaneamente? E foi aí que decidimos buscar mais a fundo e logo descobrimos o que é o mistério. Como noticiou o jornal francês Ouest France, trata-se de um trabalho artístico da companhia teatral Royal de Luxe. A apresentação fez parte do projeto artístico plurianual Grand Bellevue, realizado em Mendès-France, distrito de Bellevue, entre Nantes e Saint-Herblain.

A ideia do projeto, que traz outras apresentações do tipo, é reinstalar uma presença artística inspirada no teatro popular no bairro, considerado “sensível”, que passa também por um plano de renovação urbana. A parte triste dessa história é que, com a ajuda do nosso leitor Fernando Sálvio, descobrimos que, infelizmente, o trabalho da Royal de Luxe foi incendiado por dois homens em um ato de vandalismo, na última terça-feira (19).

Resumindo: O vídeo que mostra uma árvore que cresceu dentro de um carro em um estacionamento na França não é verdadeiro. Trata-se de um trabalho artístico da companhia teatral Royal de Luxe, que faz outras apresentações do tipo no bairro francês como parte de um projeto artístico plurianual.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2KTV79R