Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Argentina tem fila de carros para abastecer gasolina e diesel porque combustível acabou e quebrou com o comunismo #boato

Argentina tem fila de carros para abastecer gasolina e diesel porque combustível acabou e quebrou com o comunismo #boato

Argentina tem fila de carros para abastecer gasolina e diesel porque combustível acabou e quebrou com o comunismo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mostra fila de carros na cidade de Puerto Iguazú (na Argentina). Narrador explica que isso aconteceu porque acabou a gasolina e o diesel por causa do comunismo.

Notícias falsas com a retórica “está ocorrendo isso no país comunista e não podemos deixar acontecer no Brasil” não têm faltado na internet. É o caso da história de hoje, que aponta para uma situação que mostraria que o comunismo está “quebrando” a Argentina.

Um vídeo de uma fila de carros próximo a um posto de Puerto Iguazú, cidade da Argentina na tríplice fronteira (próximo a Foz do Iguaçu e Ciudad del Leste) é acompanha de mensagens que apontam que a fila seria a prova que o comunismo acabou com a Argentina.

A pessoa do vídeo cita que não tem mais gasolina e diesel na Argentina, que o país estava quebrado e que havia um limite de 15 litros por pessoa para abastecer. Leia algumas das mensagens que acompanham o vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Argentina parou!! Sem gasosa para carros e aviões …. A esquerda sonha com um Brasil as 4 da matina implorando  um pão  numa fila sem fim. Versão 2: Pra quem gostam e apoiam o comunismo veja a fila de carros pra abastecimento de gasolina na Argentina. Vota no Lula e vc vai passar por isto.

Argentina tem fila de carros para abastecer gasolina e diesel porque combustível acabou e quebrou com o comunismo?

É claro que muita gente foi atrás e começou a compartilhar a denúncia como verdade absoluta. Só que, ao contrário do que aponta a narrativa, a fila de carros em Puerto Iguazú não se deu por conta do comunismo ou porque a Argentina “está quebrada”.

Antes de continuar, temos que fazer duas ressalvas. A primeira é que é fato que a Argentina (assim como outros países) atravessa uma crise financeira. Porém, não é por “causa do comunismo”. Com governos de direita, o país também passava por crises. A segunda é que é fato que o vídeo em questão foi gravado na Argentina e que há filas para abastecimento. As informações reais param por aí.

Ao contrário do que apontam as mensagens, o motivo da fila e da limitação de 15 litros de gasolina para abastecimento em Puerto Iguazú (e não na Argentina toda) tem a ver mais com o Brasil do que com o nosso país vizinho.

Falamos isso porque a alta de preços nos combustíveis no Brasil fez com que brasileiros que moram em cidades fronteiriças resolvessem abastecer seus carros em países vizinhos. As filas, como mostram essas matérias, se deram pela busca. Por causa desta situação, a Argentina limitou a quantidade de combustível para brasileiros que cruzam a fronteira.  

Se analisarmos o vídeo, podemos perceber que as placas dos carros que estão nas filas em Puerto Iguazú são quase 100% (para não dizer 100%) de carros brasileiros. Isso derruba a tese.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que as filas em postos de gasolina na Argentina estão se dando por causa do comunismo. Na realidade, a situação descrita no vídeo é fruto do preço mais baixo dos combustíveis no país vizinho.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: