Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Animais ficam bêbados após comer fruta chamada Marula (Amarula) #boato

Animais ficam bêbados após comer fruta chamada Marula (Amarula) #boato

Animais ficam bêbados após comer fruta chamada Marula (Amarula), diz boato (Foto: Reprodução;Facebook)

Boato – Marula (Amarula) tem teor alcoólico de 17% e vídeo mostra animais, como elefantes, bêbados depois de comerem a fruta.

O continente africano é cheio de peculiaridades, como a vida selvagem nas savanas que inclui os temidos leões e leoas. Outra peculiaridade bastante comum na região é uma fruta chamada marula. Com sabor doce e azedo, a fruta é bastante conhecida por causa do licor feito a partir da fermentação de seu suco.

E de acordo com uma história que está rolando nas redes sociais, diversos animais acabaram alcoolizados por não saberem do suposto teor alcoólico da fruta. No vídeo que acompanha o texto, é possível ver elefantes, girafas, macacos, cachorro do mato, dentre outros, comendo a tal Amarula. Momentos mais tarde, todos eles aparecem cambaleando e caindo no chão. Segundo as imagens, eles estariam bêbados por causa da porcentagem de álcool presente no fruto, que seria de 17%. Confira:

“ESTE É UM VÍDEO FRANCÊS… DOCUMENTADO EM ÁFRICA, SOBRE UMA ÁRVORE QUE, UMA VEZ POR ANO, PRODUZ UMA FRUTA MUITO SABOROSA CHAMADA AMARULA, QUE CONTÉM UMA ALTA PERCENTAGEM DE ÁLCOOL (17%), E NESTA ÉPOCA DO ANO OS ANIMAIS DESLOCAM-SE PARA IR COMER O FRUTO, E O ENGRAÇADO É QUE ATÉ SE AJUDAM UNS AOS OUTROS PARA O COMEREM AGORA O PIOR VEM DEPOIS!!”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Animais ficam bêbados após comer fruta chamada Marula (Amarula)?

O vídeo ganhou as redes sociais e deixou muita gente rindo da suposta situação dos bichinhos. Mas será que as imagens realmente mostram animais bêbados depois de terem consumido a fruta Marula (Amarula)? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Essa história, infelizmente, enganou bastante gente, até redes famosas de televisão brasileira. Porém, o vídeo não é nada do que ele aparenta.

Entre os erros que podemos citar sobre essa história, o primeiro tem a ver com a nomeclatura da fruta que, ao contrário do que diz a história, não se chama Amarula, mas sim Marula. Amarula é o nome de uma bebida alcoólica.

O segundo erro está na premissa do vídeo, de que a marula teria uma porcentagem alcoólica. Entretanto, a marula só adquire um teor alcoólico quando é fermentada (podendo ser usada em cervejas, vinhos e licores). E como é possível ver no vídeo, os animais comem apenas a fruta fresca.

Isso dá margem para outra teoria: a fermentação natural da fruta dentro do estômago dos elefantes, por exemplo. Segundo uma matéria da National Geographic, para que a fermentação ocorra seria necessário que o alimento permanecesse entre 12 e 46 horas dentro do estômago do animal. Dessa forma, no curto período de tempo em que os elefantes comem e “ficam bêbados”, é mais provável que o açúcar vire gordura e não fermente.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre o vídeo. Descobrimos que as imagens, de fato, fazem parte de um documentário bastante renomado. Em 1974, o diretor Jamie Uys produziu um documentário chamado “Pessoas Bonitas” e se tornou uma sensação, vencendo até o Globo de Ouro de melhor documentário.

Porém, há um detalhe. Anos depois, o diretor admitiu que drogou os animais para que eles parecessem bêbados e ele pudesse confirmar a história popular de que a fruta marula os deixassem alcoolizados.

Por fim, no Brasil, o e-Farsas já desmentiu toda essa história em 2012. De acordo com o site, o fruto só começa a produzir certo teor alcoólico quando está fermentando (depois que cai do pé, por exemplo). Entretanto, o site também destaca que os animais não comem a fruta podre (fermentada).

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra animais ficando bêbados depois de comer Marula (Amarula) é falsa! As imagens fazem parte de um documentário, de 1974, que foi vencedor de um Globo de Ouro. Entretanto, anos mais tarde, estudos apontaram (e o próprio diretor admitiu) que os animais foram drogados antes do início das filmagens, o que causou a sensação de estarem bêbados. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3ciCNDx