Aluno coloca laxante na merenda da escola, mostra vídeo #boato

Boato – Estudantes passam mal depois de um dos alunos colocar laxante na merenda da escola. Vídeo mostra consequências do ato.

Basta ter uma teoria, elaborar uma “notícia” bombástica e colocar uma imagem qualquer ou um vídeo bizarro e pronto, é só questão de tempo até viralizar. O enredo não é novo, mas volta e meia pega alguns desavisados de surpresa. É o caso da história de hoje.

Circula no Facebook e WhatsApp a informação de que estudantes passaram mal após um dos alunos colocar laxante na merenda escolar. A prova de que a história seria real veio de um vídeo compartilhado na internet. No vídeo, as imagens mostram os alunos desesperados defecando no refeitório, nos corredores e no banheiro da escola. Confira o vídeo e leia o que diz as mensagens:

Versão 1: O prêmio de filho da puta do ano ja tem dono. Colocaram laxante na cantina da escola. Vc acha que já aprontou na escola? Então supere o Joãozinho, que colocou laxante na comida da cantina Versão 2: Vc acha que já aprontou na escola? Então supere o Pedrinho, que colocou laxante na comida da cantina Versão 3: Você se acha zueiro? Então olha esse menino que colocou laxante na comida da escola…

Aluno coloca laxante na merenda da escola e todo mundo passa mal?

A história circulou em diversos idiomas. Vimos versões em português, inglês e espanhol. Mas será mesmo que um aluno colocou laxante na merenda da escola? A resposta é não. Entenda os porquês.

O primeiro ponto que nos deixou com a “pulga atrás da orelha” com a história é a ausência de informações contidas nela e todas as características de boatos online na mensagem (vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis). As imagens, apesar de serem registradas por telefones celulares, tem uma característica bem diferente dos vídeos que viralizam por aí: as imagens possuem diversos cortes muito profissionais.

Depois dessas características duvidosas e da falta de informações sobre o assunto, resolvemos buscar pela história com fontes em inglês (levando em conta que o caso não teria ocorrido no Brasil). Pois bem, as suspeitas se consolidam quando checamos o primeiro resultado. A resposta está na matéria do Snopes (uma versão gringa do Boatos.org) que desmentiu a informação.

De acordo com o site, não se tratam de imagens reais. O vídeo faz parte da cena de uma série da Netflix chamada “American Vandals”. A série “documental”, criada por Tony Yacenda e Dan Perrault e produzida por Dan Lagana, satiriza investigações semi-ficcionais. Por sinal, no próprio trailer da segunda temporada da série há imagens do episódio. Confira no vídeo:

Resumindo: a história de que um aluno colocou laxante na merenda da escola e todo mundo foi filmado passando mal não procede. O vídeo é real, porém, as imagens fazem parte da série American Vandals da Netflix.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)