Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Não é verdade que serviço de alto-falante do aeroporto de Amsterdã fez anúncio contra Israel e Holanda

Não é verdade que serviço de alto-falante do aeroporto de Amsterdã fez anúncio contra Israel e Holanda

Alto-falante de aeroporto de Amsterdã faz anúncio contra Israel e diz que Holanda está do lado errado da história, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O alto-falante do aeroporto de Amsterdã resolveu se rebelar contra Israel ao dizer que Holanda está do lado errado da guerra.

Análise

Em meio às questões relacionadas à guerra entre Israel e o Hamas e as declarações de Lula, começou a circular na internet um vídeo de uma suposta rebelião do serviço de som do aeroporto de Amsterdã.

No vídeo, é anunciado que a Holanda estaria do lado errado da guerra ao anunciar o apoio à Israel. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

O alto-falante do aeroporto de Amsterdã intervém: “Caros passageiros, lamentamos informar que a Holanda está do lado errado da história e que seus impostos estão contribuindo para um genocídio. É hora de agir e exigir o cessar fogo!”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

O vídeo chamou muito a atenção e foi compartilhado por pessoas que nutrem simpatia por Lula. Porém, há algumas incorreções na história. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o serviço de alto-falantes do aeroporto de Amsterdã se rebelou contra Israel e Holanda? 2) Qual é o contexto por trás do vídeo que está circulando na internet? 3) Qual a diferença entre o serviço alto-falantes do aeroporto e um protesto estarem citando Holanda e Israel?

É verdade que o serviço de alto-falantes do aeroporto de Amsterdã se rebelou contra Israel e Holanda?

Não é verdade. O próprio vídeo mostra que o local não é o aeroporto de Amsterdã. Na realidade, há os dizeres Hague Station (Estação de Haia). Isso denota que o vídeo é, de fato, da Holanda, mas não do aeroporto de Amsterdã.

Qual é o contexto por trás do vídeo que está circulando na internet?

Na realidade, o áudio não tem qualquer relação com o serviço de alto-falantes do aeroporto ou da estação de trem. O que houve, de acordo com notícias da mídia local, foi uma série de protestos de grupos em defesa da Palestina no conflito com Israel em fevereiro de 2024. Foram realizados protestos em diversas estações de trem. A de Haia foi uma delas.

Qual a diferença entre o serviço alto-falantes do aeroporto e um protesto estarem citando Holanda e Israel?

O protesto em questão é mais do que legítimo (afinal, grupos têm direito de se manifestar pacificamente). Porém, há um oceano de diferença entre um protesto e uma “revolta” de alguém em serviço e que pode se comunicar com todos. Um caso é um protesto. O outro seria uma rebelião com muito mais impacto (e consequências).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet seja de um serviço de som do aeroporto de Amsterdã. A situação retratada é outra e pela distorção, classificamos o conteúdo como fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).