Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Polícia de Miami (EUA) não capturou aliens dentro de um shopping

Polícia de Miami (EUA) não capturou aliens dentro de um shopping

Aliens são capturados pela polícia dos EUA em shopping de Miami, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Aliens foram capturados pela polícia de Miami, nos Estados Unidos, dentro de um shopping.

Análise

Parece que muita gente começou o ano de 2024 focada em apenas uma coisa: extraterrestres, alienígenas, aliens, ETs etc. Seja qual for o nome, nas últimas semanas, diversas fake news sobre o assunto começaram a circular nas redes sociais.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com ela, aliens teriam causado uma verdadeira confusão em um shopping, em Miami, nos Estados Unidos. Segundo a história, os aliens teriam sido capturados pela polícia de Miami (EUA), enquanto tentavam fugir. Ainda segundo a história, dezenas de viaturas, helicópteros e até a Força Armada do país teriam sido convocados para conter os alienígenas. De acordo com as publicações, a polícia ainda teria obrigado as pessoas que gravaram o ocorrido a apagar todas as imagens. Confira:

Versão 1: “ALIENS em Miami: Últimas informações e novas imagens Confira as informações que buscamos junto a canais especializados e as imagens que temos até o momento”. Versão 2: “IMAGENS ANTES DO SUPOSTO ALIENÍGENA”. Versão 3: “Novas imagens do alienígena de Miami!”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história se espalhou rapidamente pelas redes sociais do mundo todo, em especial, no Facebook e no Tik Tok, e deixou muita gente curiosa. Apesar disso, a história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias em veículos de comunicação confiáveis sobre o assunto.

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais sobre essa história e vamos te contar, em três etapas, se ela é confiável ou não: 1) O que ocorreu no shopping em Miami? 2) O vídeo mostra aliens em um shopping de Miami? 3) Existem ataques de aliens como o citado?

Checagem

O que ocorreu no shopping em Miami?

No dia 1º de janeiro de 2024, a polícia de Miami, nos Estados Unidos, atendeu um chamado sobre uma confusão generalizada e um suposto tiroteio em massa no Bayside Marketplace, um shopping ao ar livre na cidade. Devido à natureza da denúncia, a polícia enviou dezenas de viaturas e até um helicóptero para o shopping.

Chegando no local, a polícia descobriu que não se tratava de um tiroteio, mas sim de uma confusão iniciada por cerca de 50 jovens e adolescentes, que soltaram fogos de artifício no meio da multidão e assustaram as pessoas que estavam presentes no local. Após a correria, a polícia conseguiu prender 4 adolescentes que teriam participado dos atos de vandalismo e da agressão de um homem que passava pelas imediações do shopping.

O vídeo mostra aliens em um shopping de Miami?

Não. As imagens usadas na história de hoje são todas escuras e de baixa qualidade. Com isso, é impossível dizer até se são pessoas (e quantas são). Após a história viralizar, a polícia de Miami chegou a emitir uma resposta onde diz que tudo não passou de uma confusão iniciada por jovens e que essa história de aliens não tem um pingo de verdade.

A polícia também ressaltou que não pediu, em nenhum momento, para que as pessoas apagassem os registros feitos durante a confusão. Um ponto a se destacar aqui é que em todas as histórias sobre aliens e extraterrestres, nunca há uma prova concreta. Nesse tipo de história, as imagens e vídeos usados como prova são sempre de péssima qualidade e é impossível ver algo com clareza.

Essa tática é usada, justamente, para manter a dúvida (de que essas teorias sobre extraterrestres podem ser reais). Além disso, não seria estranho um ataque ou invasão de aliens onde nenhum policial armado saísse machucado? Afinal de contas, se os policiais corressem ou atirassem contra eles, seria plausível que os aliens revidassem, não é mesmo? Ou ao menos, que houvesse algum tipo de vestígio deixado no chão.

Existem ataques de aliens como o citado?

Definitivamente não. Como explicado acima, histórias desse tipo utilizam fotos e vídeos de péssima qualdiade para instigar a dúvida e dar sobrevida à teoria. Porém, nunca tivemos nenhum tipo de ataque na Terra e nunca tivemos registros confiáveis sobre tais ataques. A realidade é que, até o momento, tudo não passa de uma teoria da conspiração.

Conclusão

Fake news ❌

A polícia de Miami (EUA) não capturou aliens que estavam em um shopping. Na realidade, a história surgiu após a polícia receber um chamado sobre uma confusão e um supostos tiroteio em massa em um shopping, em Miami. Pelo teor da denúncia, a polícia enviou dezenas de viaturas e até um helicóptero.

Ao chegar no local, a polícia descobriu que cerca de 50 jovens atiraram fogos de artificio no meio da multidão, assustando diversas pessoas. A polícia conseguiu prender 4 suspeitos. Depois disso, pessoas começaram a dizer que a polícia teria capturado aliens, que seriam os verdadeiros responsáveis pela confusão. Entretanto, não existem provas disso, apenas imagens ruins que não comprovam nada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).