Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Alberto Fernández, presidente da Argentina, sugere eutanásia para idosos acima de 70 anos #boato

Alberto Fernández, presidente da Argentina, sugere eutanásia para idosos acima de 70 anos #boato

Alberto Fernández, presidente da Argentina, sugeriu eutanásia para idosos acima de 70 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, Alberto Fernández, presidente da Argentina, sugeriu que fosse feita eutanásia em idosos com mais de 70 anos para melhorar a economia do país.

Não é de hoje que muitas das fake news que circulam na internet aqui no Brasil são relacionadas a líderes de esquerda da América do Sul. Um dos principais alvos da desinformação é o presidente da Argentina, Alberto Fernández. E hoje há mais uma sobre ele.

De acordo com mensagens no Facebook, Twitter, WhatsApp e outros locais, ele teria tomado uma atitude drástica ao resolver propor a eutanásia para todos os idosos com mais de 70 anos. Isso seria uma atitude para resolver a questão econômica no país. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

*O presidente da Argentina está propondo eutanásia generalizada para os idosos acima de 70 anos.**Imagine um político de direita propor tal disparate criminoso, senão genocida.*

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Alberto Fernández, presidente da Argentina, sugeriu eutanásia para idosos acima de 70 anos?

É claro que muita gente iria começar a compartilhar a história em questão e a criticar a “esquerda” mundo afora. Porém, a informação que aponta que o presidente da Argentina Alberto Fernández sugeriu a eutanásia para pessoas com mais de 70 anos não só é absurda como é falsa.

O caráter estranho da história junto à ausência de notícias em fontes confiáveis (afinal, alguém sugerir isso seria um escândalo passível de impeachment, prisão e, claro, viraria notícia) já nos deixam desconfiados. Muito, aliás.

As desconfianças viram certeza de fake ao descobrirmos que o vídeo que “provaria o genocídio” foi analisado por sites de checagem na Argentina. O site Chequeado acabou classificando como enganosa a tese de que o presidente do país teria apontado que o problema da economia são os idosos.

Na realidade, Alberto Fernández disse na entrevista (que foi dada ao site Perfil e para a TV Net em 2020) que o pensamento se tratava de um senso comum e que, na realidade, ele é contra. Ele diz “Eu acredito que para qualquer pessoa, o valor da vida é mais importante. Isto eu tenho claro”. Assista ao trecho em questão.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Alberto Fernández sugeriu que idosos com mais de 70 anos sejam mortos por eutanásia. A fala dele foi tirada de contexto na Argentina e, definitivamente, se transformou em fake news aqui no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso