Alberto Fernández, presidente da Argentina, acaba de renunciar #boato

Boato – Vídeo do site do jornal La Nación mostra que o presidente da Argentina, Alberto Fernández, acabou de renunciar ao cargo.

No Brasil, a situação econômica não está fácil. Porém, é fato que o nosso país não é o único da região que enfrenta uma crise financeira. A prova disso é que, na Argentina, Alberto Fernández passa por uma crise em seu governo. Foi neste quadro que uma história começou a circular online.

Um vídeo com a identidade visual do La Nación, um dos maiores jornais da Argentina, aponta que Alberto Fernández renunciou ao cargo de presidente do país. A história chegou ao Brasil e gerou comentários com viés político em redes sociais. Leia algumas das versões da história que circula por aí e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: URGENTE: Depois de falir a ARGENTINA, presidente Alberto Fernandez RENÚNCIA e deixa a presidência. Sai o capeta e fica o demônio da Cristina Kirchner. Breve será a renúncia do Biden Versão 2: – O líder socialista da Argentina RENUNCIA ao mandato de Presidente do país. – Assim é a esquerda, quando não matar, rouba, foge … Versão 3: BOMBA! Vejam isso. Presidente da Argentina renuncia. É VERDADE? Versão 4: PRESIDENTE DA ARGENTINA ALBERTO FERNANDEZ ACABA DE RENUNCIAR O MANDATO. A PRESSÃO POPULAR FEZ COM QUE ESTE ESQUERDISTA RENUNCIASSE!! PARABÉNS AO POVO ARGENTINO QUE FOI A LUTA PARA DEFENDER SEU PAÍS!! QUE ISTO SIRVA DE EXEMPLO PARA NÓS BRASILEIROS CONTRA OS DEMANDOS DO STF E DE TODOS OS POLITICOS QUE QUEREM NOS ESCRAVIZAR!!

Alberto Fernández, presidente da Argentina, acaba de renunciar?

Tanto na Argentina como no Brasil (em cada país ao seu modo), a história começou a circular online. Só que não é verdade que o presidente da Argentina Alberto Fernández renunciou ao cargo de presidente do país.

Ao contrário da maioria das fake news, a mensagem tem uma característica: ela cita uma fonte confiável (o jornal La Nación). É justamente esta característica que facilita a nossa checagem. Bastou fazer uma busca pelo veículo para chegarmos ao veredicto.

Além de não constar a notícia da renúncia no jornal, o próprio La Nación apontou que o vídeo não passa de uma fake news. Em uma matéria, o veículo colocou o seguinte título: “É falso um vídeo do La Nación com uma notícia apócrifa de Alberto Fernández que viralizou”.

O próprio La Nación apontou que o áudio é uma modificação de uma notícia lida pela locutora Viviana Valles sobre a renúncia do ex-ministro Martín Guzmán. Já as imagens do site foram adulteradas digitalmente. Veja o vídeo original:

É importante citar que não consta em nenhuma fonte confiável a informação de que Alberto Fernández renunciou ou pensa em renunciar ao cargo de presidente da Argentina. Por enquanto, a história não passa de um boato.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente da Argentina Alberto Fernández renunciou ao cargo. O vídeo que está circulando online não passa de uma montagem em cima de um vídeo do La Nación sobre outra renúncia. Aqui no Brasil, muita gente “se esqueceu” de checar isso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet