Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Adolescentes escalam prédio em Caracas para furtar comida, mostra vídeo #boato

Adolescentes escalam prédio em Caracas para furtar comida, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que adolescentes de Caracas (Venezuela) escalam um prédio para furtar comida. Tudo isso aconteceu em plena luz do dia.

Dentre os países da América Latina, a Venezuela é um dos que atravessa o momento mais delicado. Perante uma crise política e uma crise econômica, muitos venezuelanos reclamam da falta de condições para que necessidades básicas sejam supridas. Perante este quadro, um vídeo tem se espalhado em outros países do continente como, por exemplo, Brasil e Colômbia.

As imagens mostram pessoas escalando um prédio. De acordo com a mensagem que acompanha as imagens, o vídeo retrataria a ação de adolescentes furtando apartamentos em busca de comida na capital Caracas. Leia uma das versões da mensagem que circula online (o vídeo vocês verão mais para frente):

A fome extrema produz a baderna em Caracas/Venezuela:  Um número grande de adolescentes em Caracas, furtam de dia apartamentos e condomínios em busca de comida. Isso não passa na Globo e nos programas comunistas.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

E o governo brasileiro continua calado e protejendo Maduro e sua tirania comunista, também apoiada pelos canalhas do PT. Um país que antes de Chávez, era um dos mais ricos da América Latina. Com o impeachment da vagabunda da Dilma e a prisão do bêbado criminoso, conseguimos temporariamente nos afastar dessa realidade venezuelana.

Vídeo mostrou adolescentes escalando prédio em Caracas para furtar comida?

Tanto em português como em espanhol (que teve uma versão que chegou a mais de 120 mil compartilhamentos) as imagens se espalharam. Mas será mesmo que o vídeo retrata um saque em Caracas. E será que ele é recente? A resposta para todas essas perguntas é não. Vamos aos fatos.

A resposta para o mistério apareceu com uma simples busca pela origem do vídeo. A acharmos a fonte da imagem, descobrimos três elementos que derrubam totalmente a tese apresentada na mensagem viral: 1) O vídeo é antigo. 2) Ele não retrata o furto de apartamentos. 3) A filmagem não é de Caracas.

A filmagem é de março de 2014. Em Ocumare del Tuy (a 80 km de Caracas), um grupo de pessoas invadiu apartamentos que seriam entregues para membros de forças de segurança do país como a polícia ou a Guarda Bolivariana. O vídeo mostra a confusão que aconteceu.

Ou seja: apesar de venezuelanos estarem, inegavelmente, passando por uma situação delicada, o vídeo não é de adolescentes escalando prédios por comida (tampouco encontramos registros de tal situação), não é em Caracas e também não é recente. Três informações falsas em um só vídeo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.