Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Drone acerta mulher durante filmagem #boato

Drone acerta mulher durante filmagem #boato

Boato – Hélice de drone atinge mulher na praia e deixa seu rosto machucado.

Não faz muito tempo, os drones ganharam o coração de nós, reles mortais. Principalmente se o “reles mortal” for um fotógrafo ou amante das imagens, uma vez que os drones proporcionaram uma verdadeira mudança nesse ramo.

Mas nem tudo são flores. Saiba que para manusear um drone é necessário ter prática e técnica. Isso porque os acidentes podem acontecer (e convenhamos que um drone não é lá muito barato para ser destruído por simples irresponsabilidade, não é mesmo?).

E segundo uma publicação que está circulando nas redes sociais, a preocupação não deve ser só com o dinheiro. O vídeo que acompanha a publicação mostra o momento exato em que um drone atinge uma mulher. Confira a mensagem que circula online (não publicamos o vídeo):

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Atenção! Cuidado cenas fortes de acidente com DRONE. Desculpem as imagens chocantes! É para vocês verem que essas hélices giram milhares de vezes por minuto e são feitas de material de altíssima resistência para aguentar a tração! O pessoal está sobrevoando festas com drones, sem saber o perigo que isto representa! Quando virem um drone sobre suas cabeças, procurem ficar em baixo de uma tenda ou salão! Recolham as crianças! Isto derruba até avião!…

Drone acertou mulher durante filmagem?

Será mesmo que tudo isso é possível e essa história é realmente verdadeira? A resposta é não! E se você quiser mais detalhes, continua lendo.

Vamos lá! Para começo de história, o texto que acompanha a publicação apresenta as principais características de boato: é vago (não diz onde, quando, com quem e como aconteceu o acidente, são informações básicas), alarmista (a história toda tem como base o alarde, o perigo do drone), possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, algumas afirmações são, no mínimo, contestáveis. Ao que tudo indica, o drone que aparece no vídeo parece muito com o Phantom 4, um drone fabricado pela Apple. E, bem, se for isso mesmo, a hélice do drone é de carbono. Um vídeo demonstrativo do Phantom 4 mostra que o material da hélice é resistente sim, mas longe de ser cortante.

Já bem desacreditados dessa história, resolvemos procurar mais informações sobre o vídeo. O logo do site TMZ (famoso por falar sobre as celebridades estadunidenses) nos ajudou nessa empreitada. Quando procuramos as palavras chave “TMZ + drone”, descobrimos que o acidente, na verdade, foi real e aconteceu em 2016. Mas ao contrário do que indica a história, a moça (passa bem, obrigada) não teve o rosto muito machucado. A modelo que aparece no vídeo teve apenas algumas marcas (como já era esperado).

E não para por aí! Também procuramos pelo tal rosto que aparece no final do vídeo e descobrimos que se trata de um trabalho artístico. Ou seja, é arte e o machucado não é real. O fato é que trata-se de uma máscara usada para produções de terror (e você pode ver mais obras do tipo no canal Freakmo).

Em resumo: a história que diz que uma mulher teve o rosto ferido após um acidente com um drone é falsa. O drone que aparece nas imagens parece ser o Phantom 4, que possui hélices de carbono e são flexíveis (ou seja, não são ultra cortantes). O vídeo, na verdade, mostra um acidente real, mas a mulher que aparece nas imagens só ficou com algumas marcas. Por fim, as imagens do rosto também são falsas. Ou seja, #boato. Até a próxima!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.