Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Putin não declarou venda do Alaska aos EUA como ilegal e não há indícios de que a 3ª Guerra Mundial esteja próxima

Putin não declarou venda do Alaska aos EUA como ilegal e não há indícios de que a 3ª Guerra Mundial esteja próxima

3ª Guerra Mundial está próxima e Putin declarou ilegal venda do Alaska para os EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Putin afirmou que a venda do Alaska aos EUA foi feita de maneira ilegal e conflito entre Ucrânia e Rússia e Israel e Palestina vai causar a 3ª Guerra Mundial

Análise

Não é de hoje que o presidente russo Vladimir Putin tem tomado decisões, no mínimo, contraditórias e surpreendentes. Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, dessa vez, Putin teria ido longe demais.

Segundo a história, Putin teria declarado como ilegal a venda do Alaska para os Estados Unidos, em 1867. Ainda segundo a história, Putin teria assinado um documento onde reivindica a retomada do controle do território. Se isso não bastasse, a história ainda aponta que a 3ª Guerra Mundial estaria se aproximando e seria resultado dos conflitos entre Rússia e Ucrânia e Israel e Palestina. Confira:

Versão 1: “Prezados amigos. O Risco da Terceira Guerra Mundial está próximo. Em 1867 a Rússia (União Soviética) vendeu o Alaska para os EUA por 7,2 milhões de dólares. Recentemente Putin assinou um decreto considerando que o negócio foi ilegal e está reinvindicando junto aos EUA a retomada do controle do território. Na época da negociação a Rússia(União Soviética) passava por dificuldades financeiras e considerava o Alaska uma terra improdutiva só de gelo. Ao longo dos anos os EUA descobriram Ouro e Petróleo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Outro fato que está tenso é a possível entrada da Ucrânia como membro da OTAN ( Organização do Tratado do Atlântico Norte ) que é uma organização intergovernamental formada por 30 países que se ajudam mutuamente em termos políticos e militares. Hoje a Ucrânia é uma aliada a OTAN mas não é membra oficial. Biden declarou que enquanto a Ucrânia estiver em Guerra com a Rússia, não tem chance, pois isso acataria na entrada direta na Guerra, já que esta organização considera que um ataque contra um país membro é considerado um ataque contra todos, que juntos somam mais de 10.000 soldados, e grandes poderes bélicos, mas esta possibilidade não está descartada.

Na outra guerra entre Palestina Hamas e Israel, o acordo de paz não acontece, o que deixa o clima mais tenso e há possibilidades da entrada de outros países no conflito. Como Putin comprou briga com os EUA, mexeu com quem não devia, EUA aprovou liberação de 95 Bilhões de dólares em apoio a Ucrânia é Israel. Tudo indica que a China deve entrar na Guerra em apoio a Rússia e Palestina. Vamos orar e pedir a Deus que os governantes encontrem uma solução pacífica um grande abraço”.

Versão 2: “BREAKING: – Putin declarou a venda do Alasca aos Estados Unidos em 1867 como “ilegal”, afirmando a reivindicação da Rússia sobre o Alaska. Isso ainda vai ficar interessante! Aguardemos! Vamos ter mais, nessa linha!”

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Facebook e agitou grupos contrários aos Estados Unidos. Apesar disso, a história apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, resolvemos coletar mais informações sobre o assunto e vamos te contar, em três etapas, os motivos para não acreditar nessa história: 1) Putin declarou a venda do Alaska para os EUA como ilegal? 2) O que diz o decreto assinado por Putin e alardeado como “do Alaska”? 3) O mundo terá uma 3ª Guerra Mundial por causa da questão da Ucrânia e Israel?

Checagem

Putin declarou a venda do Alaska para os EUA como ilegal?

Não é bem assim. No dia 18 de janeiro de 2024, o presidente Vladimir Putin assinou um decreto que falava sobre propriedades russas no exterior. E a partir daí, notícias sensacionalistas e histórias começaram a tirar de contexto o decreto assinado por Putin e a criar teorias falsas sobre o assunto.

Não existe nenhuma informação sobre Putin ter considerado a venda do Alaska aos EUA ilegal em nenhuma fonte confiável. Se isso não bastasse, há diversos desmentidos sobre isso.

O que diz o decreto assinado por Putin e alardeado como “do Alaska”?

O decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin fala sobre propriedades russas no exterior. Em um determinado trecho, o texto fala que o governo russo vai apoiar financeiramente a busca por imóveis no exterior pertencentes à Federação Russa ou aos regimes anteriores.

O decreto busca recuperar objetos do patrimônio cultural que foram retirados da Rússia ou que foram captados de maneira ilegal, propriedades e imóveis do antigo Império Russo e da União Soviética que não foram transferidos para a Federação Russa. E o mais importante: o decreto não cita, em nenhum momento, o Alaska.

O mundo terá uma 3ª Guerra Mundial por causa da questão da Ucrânia e Israel?

Não é possível afirmar isso. O conflito entre Rússia e Ucrânia já se estende há anos e ainda não se tornou um conflito mundial. Desde 2008, o nome da Ucrânia é discutido para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Nos últimos anos, todos os estados membros concordaram em facilitar a adesão do país, retirando uma extensa etapa do processo.

Porém, nenhum convite formal ou cronograma de adesão para a Ucrânia foram feitos até o momento. A própria Otan não quer que a Ucrânia entre para o Tratado enquanto estiver em guerra. Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a Ucrânia não está pronta para fazer parte da Otan, uma vez que se a Ucrânia, todos os membros da Otan também estariam. Além disso, os membros do bloco já alertaram que a Ucrânia ainda não cumpriu todos os requisitos necessários, como questões de democratização.

Já sobre a questão de Israel, também não existem indícios de que a Rússia esteja financiando os ataques contra Israel. Na realidade, tanto a Rússia quanto a China estão adotando posições mais imparciais nesse conflito, pedindo por um cessar-fogo e fazendo críticas pontuais e ponderadas tanto a Israel quanto ao Hamas. E de acordo com declarações recentes, parece que esse posicionamento da Rússia estaria enfraquecendo sua relação com Israel.

Conclusão

Fake news ❌

A Rússia não declarou como ilegal a venda do Alaska aos EUA e não existem indícios de que a 3ª Guerra Mundial esteja próxima. Toda essa história sobre Rússia e Alaska começou, após a assinatura de um decreto, no dia 18 de janeiro de 2024, que falava sobre propriedades russas no exterior. O documento busca recuperar objetos do patrimônio cultural que foram retirados da Rússia, propriedades e imóveis do antigo Império Russo e da União Soviética que não foram transferidos para a Federação Russa. Em nenhum momento, o texto cita o Alaska. Além disso, nada indica que vamos vivenciar uma 3ª Guerra Mundial tão cedo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).