Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > Retrospectiva 2023 das fake news – Boatos.org

Retrospectiva 2023 das fake news – Boatos.org

Retrospectiva 2023 das fake news

Nos últimos dias do ano, o Boatos.org faz a sua tradicional retrospectiva das fake news. Saiba o que de melhor e pior rolou no mundo da desinformação em 2023.

Confira a retrospectiva em vídeo:

Mais um ano, o 10º da nossa história está no fim. Dentro da estrutura do Boatos.org, tivemos algumas novidades em 2023. A principal foi uma “virada” no nosso estilo de textos a partir de agosto. Saiu a #boato e entrou a “?” no título. Com isso, podemos abrir a gama de análises. Outra novidade foi a experiência com lives no YouTube. Em 2024, faremos mais conteúdos do tipo.

Em 2023, Edgard Matsuki também teve uma experiência de checagem fora do Boatos.org. Ele produziu seis episódios do quadro Não Se Engane. A iniciativa de checagem desvendou 12 fake news e foi exibida em veículos como a Rádio Nacional, Agência Brasil e TV Brasil. Por questões de mudança de gestão (tipo de problema que, felizmente, nunca atingirá o Boatos.org), o quadro foi reformulado e poderá (se for do interesse das partes e atender a algumas condições em 2024).

Sobre o ano, vamos nos aprofundar mais no último texto de 2023. Agora, é hora de listar o cronograma da nossa retrospectiva das fake news. De hoje (27 de dezembro) até o dia 31, vamos mostrar os textos escolhidos pela nossa equipe (Edgard Matsuki e Kyene Becker), os cinco textos mais lidos do ano e também um texto de resumo do ano. Para acompanhar com detalhes, é só clicar nos links abaixo:

Lista de todos os conteúdos da retrospectiva 2023 das fake news

29/12 – Texto e vídeo da retrospectiva 2023 das fake news do Boatos.org

Nos últimos dias do ano, o Boatos.org faz a sua tradicional retrospectiva das fake news. Saiba o que de melhor e pior rolou no mundo da desinformação em 2023.

30/12 – O melhor de 2023 no Boatos.org, por Edgard Matsuki

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Edgard Matsuki, editor do Boatos.org, lista quais foram os 10 boatos mais o impactou em 2023. Texto faz parte da retrospectiva 2023.

30/12 – O melhor de 2023 no Boatos.org, por Kyene Becker

No terceiro texto da nossa retrospectiva das fake news 2023, Kyene Becker escolhe quais foram os cinco boatos que mais a impactaram no ano.

31/12 – Os cinco textos mais lidos de 2023 no Boatos.org

Edgard Matsuki e Kyene Becker já escolheram quais foram os boatos que mais os impactaram no ano de 2023. Agora, é a hora de falarmos quais foram os textos mais lidos do site neste ano.

31/12 – Um olhar sobre as fake news e uma perspectiva para 2024

No último texto do ano, Edgard Matsuki, editor do Boatos.org, agradece a você, que esteve conosco neste ano de 2023: em que podemos dizer que as fake news tiveram ligadas a espécies diferentes de golpes.