Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: vídeo mostra 22 mil presos comemorando soltura por parte de Lula

Fake news: vídeo mostra 22 mil presos comemorando soltura por parte de Lula

Boato – Vídeo mostra que Lula cumpriu promessa de campanha e soltou 22 mil presos e, ainda, por cima, eles comemoram. 

Uma mensagem que circula nas redes sociais afirma que um vídeo de presos comemorando a soltura é uma prova de que o presidente Lula cumpriu uma promessa de “soltar criminosos”. Além disso, é dito que ele “soltou 22 mil detentos”.

“Mutirão Carcerário do CNJ solta quase 22 mil presos entre julho e agosto.” e “FESTA DO CRIME: LULA CUMPRE PROMESSA E 22 MIL PRESOS SÃO LIBERADOS APÓS MUTIRÃO DO CNJ.”, dizem algumas das mensagens que circulam online. Assista ao vídeo:

@antoniojacksongon Mutirão Carcerário do CNJ solta quase 22 mil presos entre julho e agosto #noticia #newstiktok #brasil🇧🇷 #cnj #preso ♬ som original – Antonio Jackson 🕵🏿‍♂️

Vídeo mostra 22 mil presos comemorando soltura por parte de Lula

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A informação é falsa. De fato, houve um mutirão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que resultou na soltura de pessoas que estavam presas irregularmente, totalizando 21.866 pessoas. No entanto, esse tipo de mutirão acontece periodicamente como parte do processo de revisão de prisões e não é uma ação do governo Lula nem algo ilegal. Pelo contrário, é um procedimento necessário para garantir que as prisões estejam em conformidade com a lei.

Além disso, o vídeo não tem nenhuma relação com detentos que seriam soltos. Ele circula, no mínimo, desde 2022, o que significa que não pode ser relacionado diretamente a detentos recentemente soltos. Ou seja: estamos diante de mais uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)