Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: Urnas em Governador Valadares foram fraudadas

Fake news: Urnas em Governador Valadares foram fraudadas

Boato – Vídeo mostra que seção 0292 de Passos (MG) desapareceu com resultados das eleições e votos a favor de Bolsonaro.      

Texto da fake news

URGENTE Acaba de ser confirmado que mais de 50 urnas em Governador Valadares foram fraudadas. O Prefeito da cidade de Governador Valadares irá fazer um pronunciamento na segunda-feira às 19:30 com transmissão para todo o estado de minas. O Presidente Jair Messias Bolsonaro concordou em participar da coletiva de imprensa. Porém, ainda não se sabe onde irão fazer a coletiva. Se será em Brasilia ou na própria cidade de GV onde teve um caso absurdo de desvios de votos.

Cerca de 37% dos votos total na cidade, foram contabilizados para o até então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Carlos Magno ex acessor de imprensa de Luiz Inácio Lula da Silva, pediu nessa tarde proteção a testemunha por estar sendo ameaçado, já que ele foi o mentor a vir ao público para revelar o segredo.

Veredicto

Informação falsa. Não há qualquer indício de fraude nas urnas de Governador Valadares.

Motivo

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O próprio prefeito da cidade André Merlo desmentiu a fake news em suas redes sociais. Além disso, a história só consta em textos soltos em redes sociais e não está em nenhuma fonte confiável.

Link de referência

Matéria da mídia local que desmente a fake news

PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.