Fake news: urna eletrônica registrou voto para Lula e Bolsonaro em Rio Branco (AC)

Boato – Vídeo mostra que uma urna eletrônica em Rio Branco (AC) registrou votos, ao mesmo tempo, para Lula e Bolsonaro. 

Texto da fake news (transcrição do áudio)

Ó, o eleitor foi votar. Agora vê. Então, gente, como vocês puderam ver aqui ó, o eleitor foi votar na urna, não estou violando o sigilo de ninguém, e foi votado pra duas pessoas, dois presidentes, ó, Lula e Bolsonaro. Foi computado pros dois. Agora, como um eleitor vota em dois presidentes? Aí computando voto pra um e computando voto pra outro, como que isso acontece? Hein, TSE?”

Veredicto

Informação falsa. Não é verdade que foram registrados dois votos por parte de um eleitor. 

Motivo

O TSE desmentiu a informação. De acordo com publicação no site da Justiça Eleitoral, “além de ter sido visivelmente editado, o vídeo contém informações falsas. Isso porque não há nenhuma indicação de qual candidatura a eleitora ou eleitor votou no terminal do mesário. O resultado da votação só é conhecido depois do encerramento dos trabalhos na seção eleitoral, quando é impresso o Boletim de Urna (BU), relatório em papel que revela quantos votos em candidaturas, partidos, nulos e em branco foram registrados naquela urna eletrônica”.

Link de referência

Publicação do TSE desmentindo a fake news

PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet