Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: presidente do Peru anuncia pena de morte por corrupção

Fake news: presidente do Peru anuncia pena de morte por corrupção

Boato – Presidente do Peru anunciou pena de morte para quem comete atos de corrupção. 

Já há alguns anos circula na internet um vídeo atribuído ao “presidente do Peru” no qual ele teria anunciado uma medida drástica no país: a pena de morte para as pessoas que cometem atos de corrupção.

No vídeo ele teria citado o que seria citado como “morte” das pessoas que praticam atos de corrupção. Leia a mensagem que está circulando na internet:

Versão 1: Presidente do Peru anuncia pena de morte, para quem cometer corrupção. Versão 2: Presidente do Peru anuncia pena de morte para quem fizer corrupção no governo. Podia fazer isso aqui no Brasil.

Presidente do Peru anuncia pena de morte por corrupção?

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

O vídeo em questão é real e não passou por nenhuma modificação. Ele é de uma mensagem do ex-presidente (e não presidente) Pedro Pablo Kuczynski em 2017. Você pode assistir ao vídeo abaixo:

Porém, o vídeo não é da instituição da pena de morte no país. O que ele citou como “morte” seria a “morte civil” de funcionários públicos do Peru. Desta forma, eles não poderiam mais trabalhar para o governo.

Curiosamente, Pedro Pablo Kuczynski (mais conhecido como PPK) renunciou ao governo pouco tempo depois do discurso por escândalos de corrupção envolvendo a Odebrecht (construtora brasileira).  Em 2019, ele foi condenado a três anos de prisão. Para sua sorte, a pena de morte por atos de corrupção era fake.

Resumindo: é falso que o presidente do Peru determinou a pena de morte para pessoas que cometam atos de corrupção. Trata-se de uma fake news que circula há alguns anos na web. O próprio sujeito do vídeo não é mais presidente do país.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)