Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: patriotas realizaram manifestação contra a PRF em Novo Progresso

Fake news: patriotas realizaram manifestação contra a PRF em Novo Progresso

Boato – Vídeo mostra ataque de patriotas bolsonaristas contra carros da PRF em manifestação na cidade de Novo Progresso.  

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um confronto entre bolsonaristas e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Novo Progresso, no Mato Grosso.

No vídeo, é possível ouvir os manifestantes gritando “o bambu tá gemendo”, uma gíria que significa que a polícia está recuando. O vídeo também mostra agentes da PRF utilizando gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes. Leia duas mensagens que circulam online e a transcrição do vídeo:

Versão 1: “TROPA DE CHOQUE DA PF RECUA EM NOVO PROGRESSO PA. Tiros letais e de borracha, gás lacrimogêneo e spray de pimenta foram usados. Até o momento três pessoas ficaram feridas, uma delas é uma criança. ATENÇÃO ALEXANDRE DE MORAIS E FLÁVIO DINO… A GUERRA CIVIL ESTÁ COMEÇANDO!!”

Versão 2: “Vai dar super certo declarar guerra à população. Esse foi o maior golpe que uma corte constitucional poderia dar em seu próprio país: abrir mão da soberania de seu território, seguindo interesses internacionais e colocar seu próprio povo em guerra.”

Vídeo: é falso que Lula, Gleisi e Haddad tiraram foto com líder do Hamas

Transcrição: “Olha aí menino, o bambu tá gemendo, menino! Olha! Polícia aí pra todo lado atirando piseiro! E o bambu tá gemendo! Olha! Olha eles indo embora aí! Ó! Olha! Eles indo embora aí! Ó, o bambu tá gemendo! O bambu tá gemendo! Tá gemendo! Ó! Ihul! O bambu tá gemendo menino! Ihul, tubarão! Uhul! Aqui é bruto, menino! Botaram tudo pra ir embora! Ó! Pedrada aí! Ó, o bambu tá gemendo, menino! Olha o que o besouro tá comendo! Piu! Pedra pedra! Menino! É piseiro menino! Ih! Pneu furado! E o pau torando! Menino! Olha aí, ó, eita, menino, piseiro! Ó! Vou embora! Tudo quebrou os carros deles! Ó! Se lascaram! Ihul! Se lascaram! Ó lá! Ó filha da puta, filho de corno!”

Patriotas realizaram manifestação contra a PRF em Novo Progresso?

Apesar de o vídeo estar sendo compartilhado como atual, ele não é de uma situação recente. O vídeo é de 7 de novembro de 2022, quando simpatizantes de Jair Bolsonaro atacaram agentes da PRF com pedras.

Além disso, algumas mensagens também afirmam que a cidade de Novo Progresso fica no Pará, o que é geograficamente errado. Novo Progresso fica no Mato Grosso, a cerca de 1.200 quilômetros de Belém, capital do Pará.

Não há evidências de que a eleição de 2022 tenha sido um golpe da corte constitucional ou que tenha envolvido interesses internacionais. As eleições são um processo democrático regulamentado e monitorado no Brasil, e não há comprovação de fraude  nas eleições de 2022.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

---
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link