Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: leão é visto em Fortaleza, no bairro Cocó, próximo ao Iguatemi

Fake news: leão é visto em Fortaleza, no bairro Cocó, próximo ao Iguatemi

Boato – Vídeo mostra leão nas ruas de Fortaleza, mais exatamente no bairro Cocó, próximo ao shopping Iguatemi.

Está circulando em algumas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp, um vídeo que mostra um leão em uma via pública. O vídeo tem a locução de um homem que aponta que se trataria de um leão que está nas ruas de Fortaleza.

No vídeo, o leão caminha tranquilamente na via pública enquanto o narrador cita que se trata de um avistamento no Bairro Cocó, próximo ao shopping Iguatemi. Leia a transcrição do vídeo (gerada automaticamente) e assista:

Abra mais assustador, estou passando aqui perto do cocó, e aí que tem um leão, cara, não é não, é? É Sério demais. Um leão cara saiu de dentro aqui do parque do cocó, saiu com o filha da mãe que estava criando, soltou esse bicho aqui, solto. Se você tiver aí pela região aqui do cocó, viu? Ó um leão, preste atenção aqui perto do Iguatemi está lá solto. 00:00:23 Viu? Estou aqui perto aqui da da, da onde era Oo Palácio Iracema, viu? Tem um leão.

@felipeabreu4302😰😅

♬ som original – A Lenda Uber 😎

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Leão foi visto em Fortaleza, no bairro Cocó, próximo ao Iguatemi?

Se você teve alguma apreensão vendo o vídeo, pode ficar tranquilo. Não tem nada de leão na cidade de Fortaleza, no bairro Cocó ou próximo ao Iguatemi. Na realidade, um vídeo de uma outra situação foi utilizado com uma redublagem que aponta que o caso teria ocorrido no Brasil.

O caso ocorreu, na realidade, na Itália. Na cidade de Ladispoli, que tem 40 mil habitantes, um leão fugiu de um circo e foi flagrado caminhando pelas ruas da cidade. Como mostra esta matéria, o caso foi solucionado. 

Vale citar que a “versão” Fortaleza da história não foi a única que vimos na internet. Vimos fake similares citando, por exemplo, Osasco (SP), São Leopoldo (RS) e Goiânia.

Resumindo: é falso que um leão tenha sido visto na cidade de Fortaleza. O vídeo foi gravado na Itália e não tem nenhuma relação com Cocó, Iguatemi ou mesmo com o Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)