Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: iogurte Activia é feito de fezes humanas

Fake news: iogurte Activia é feito de fezes humanas

Boato – O iogurte Activia é feito de fezes humanas. Elas são utilizadas para a obtenção do “bifidobacterium animalis”, que é o “dan regularis”. 

Uma mensagem que circula nas redes sociais afirma que o iogurte Activia contém fezes humanas. A mensagem afirma que o Activia contém fezes humanas porque o Bifidobacterium animalis, bactéria presente no iogurte, também é encontrada no intestino de humanos.

A mensagem também afirma que a Danone registra a bactéria com o nome de “DanRegularis” no Brasil, o que seria um sinal de que a empresa está tentando enganar os consumidores. Leia o texto da mensagem:

A verdade sobre o Activia. Afinal, o que é Activia? O que são os bacilos DanRegularis? “Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos.” Qual seria então a fonte para se obter o famoso DanRegularis? NÃO, você não está enganado. São as FEZES HUMANAS., SIM, SIM E SIM! Mas o absurdo não para aí.

“Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como uma técnica de marketing,renomeando estas subespécies com rótulos pseudo-científicos.” A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010, e comercializa o organismo nomeando-o de:
Bifidus Digestum (Reino Unido), Bifidus Regularis (EUA e México), Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá), DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis (Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda, Romênia, Rússia e Espanha).

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

Cientificamente, o nome correto desta cepa é Bifidobacterium animalis subsp. animalis, strain DN-173.010. O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal.

Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente funcionar pela introdução de um material irritante/estimulante? Isso não seria viciar o organismo? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais?

Alimento probiótico, eles dizem… Até quando vamos ser ingênuos (ou seria mais correto otários) de acreditar cegamente em propagandas e em campanhas de marketing?? A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado. Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce. EM OUTRAS PALAVRAS, A TAL DE BEBIDA LÁCTEA TEM MERDA MESMO!!!!!! Marília C. Duarte (Nutricionista) São Paulo – SP”

Iogurte Activia é feito de fezes humanas?

A mensagem apresenta características de fake news, como 0 caráter vago (a mensagem não fornece detalhes sobre como as fezes humanas seriam usadas para produzir o Activia), tom alarmista (a mensagem usa linguagem alarmista para sugerir que o Activia é perigoso para a saúde), erros de português (a mensagem contém erros de português, como “cocô doce”) e falta de citação de fontes confiáveis (a mensagem não cita nenhuma fonte confiável para apoiar suas alegações).

Além das características da mensagem, ela é falsa mesmo. A mensagem é falsa porque a nutricionista citada não existe. Não há nenhuma nutricionista registrada com o nome de Marília C. Duarte, a bactéria é produzida em laboratório a partir de culturas de bactérias puras (O Bifidobacterium animalis é produzido em laboratório a partir de culturas de bactérias puras. As bactérias são cultivadas em um ambiente controlado, com nutrientes e condições ideais para o seu crescimento) e o Activia é seguro para consumo (é aprovado pela Anvisa e pela vigilância sanitária).

A mensagem sobre o Activia é falsa e deve ser desconsiderada. Não procede e se trata de uma fake news antiga que voltou a circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)