Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: incêndio no shopping Nova América no Rio de Janeiro

Fake news: incêndio no shopping Nova América no Rio de Janeiro

Boato – Vídeo mostra incêndio no shopping Nova América, localizado na zona norte do Rio de Janeiro. 

Um vídeo de uma cortina de fumaça densa está circulando junto com mensagens que apontam para um incêndio que teria ocorrido no shopping Nova América, no Rio de Janeiro. Leia a mensagem que está circulando online e assista ao vídeo:

Versão 1: Incêndio no Shopping Nova América, em Del Castilho, Zona Norte do Rio. Versão 2: URGENTE: Incêndio no Shopping Nova América, em Del Castilho, Zona Norte do Rio. Igual a BAHIA, o RIO DE JANEIRO continua LADEIRA ABAIXO…😡😡😡 @todos 🔵 Siga @jornalogritodaliberdade no Telegram!

Versão 3: Atualizações sobre a fumaça preta que subiu há pouco no Nova América. – Bombeiros informaram que não teve incêndio dentro do Shopping – Fontes do shopping disseram que o óleo que vazou em uma turbina do gerador gerou muita fumaça

Versão 4: E esse incêndio no Shopping Nova América na Zona Norte do Rio de Janeiro? Foi Acidental ou mais uma AÇÃO DAS MILÍCIAS COMPARSAS DA EXTREMA-DIREITA? Versão 5: INCÊNDIO AGORA A POUCO NO SHOPPING NOVA AMÉRICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Vídeo: é falso o papa Francisco teria dispensado o jejum na Quaresma

Incêndio no shopping Nova América no Rio de Janeiro?

Ao contrário do que apontam as mensagens, não se trata de um vídeo de um incêndio no shopping Nova América no Rio de Janeiro. As mensagens que falavam em incêndio eram de informações preliminares sobre o incidente.

Posteriormente, informações mais precisas foram disponibilizadas por fontes oficiais. Na realidade, a cortina de fumaça se deu por causa de um acidente no qual um ônibus bateu em um poste e o interruptor de luz explodiu. Felizmente, não houve feridos.

Resumindo: o vídeo que circula na internet não mostra um incêndio no shopping Nova América, no Rio de Janeiro. O que aconteceu foi outra coisa que não tem relação com o que foi descrito inicialmente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)