Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: Globo divulga que casos de Covid-19 aumentaram para dispersar manifestações de bolsonaristas

Fake news: Globo divulga que casos de Covid-19 aumentaram para dispersar manifestações de bolsonaristas

Boato – A Globo está divulgando que os casos de Covid-19 aumentaram no país para acabar com as manifestações de bolsonaristas nos quarteis.

Texto da fake news

FAKE NEWS GLOBOLIXO Essa maldita globolixo está divulgando que a covid aumentou em 500% os casos para dispersar as manifestações nos quartéis. es nos quartéis. Não acreditem! GLOBO LIXO REPASSEM URGENTE!

Veredicto

A acusação é falsa. A Globo não está divulgando para acabar com as manifestações.

Motivo

Para começar, são algumas autoridades em saúde que estão detectando um aumento de casos no Brasil (principalmente por conta de subvariantes da Ômicron). Segundo, as manifestações já estão sendo desmobilizadas naturalmente. Não é preciso “campanha para isso”. Apenar o tempo ou, no caso de alguma ilegalidade, a lei.

Link de referência

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Matéria da Agência Brasil apontando que a Fiocruz alertou para aumento de casos no Brasil.

PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.