Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: Dr. Charles Hoffe está certo ao dizer que vacinas aumentam risco de morrer por Covid-19

Fake news: Dr. Charles Hoffe está certo ao dizer que vacinas aumentam risco de morrer por Covid-19

Boato – O Dr. Charles Hoffe descobriu que quanto mais doses de vacinas as pessoas tomam, mais aumenta a chance de morrer por Covid-19.

Com quase quatro anos de pandemia e a certeza de que o quadro não está mais trágico graças a ação das vacinas, está circulando na internet mais um conteúdo de cunho negacionista.

Um vídeo de “Charles Hoffe”, apresentado como um “renomado médico e cientista”, está circulando com a informação de quanto mais as pessoas tomam as vacinas contra a Covid-19, mais elas param na UTI e morrem. Leia a mensagem que viralizou (que é acompanhada de um vídeo e um link para o estudo base):

Dr. Charles Hoffe, um médico e cientista renomado expondo o estudo clínico que foi feito em Cheveland, com 51.000 profissionais da saúde, confirmando que quanto mais vacinas de Covid você aplica, maior a chance de contrair Covid e de morrer numa UTI – diferente dos não vacinados, com zero doses 🤯 

Hoje, o mundo todo vem acordando para essa fraudemia, a Pfizer vem sendo banida e processada em massa, e só no Brasil, continuam com essa maldita propaganda e obrigatoriedade de vacinação nas crianças, que tem a imunidade mais forte do que qualquer um…

Dr. Charles Hoffe está certo ao dizer que vacinas aumentam risco de morrer por Covid-19?

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

A informação não procede. O que há é uma gigantesca distorção por parte do Dr. Charles Hoffe. Para começar, o estudo apresentado ainda não pode ser levado completamente em conta. Trata-se de um artigo que ainda necessita de revisão por pares que está na plataforma Medrxiv. 

Além disso, o artigo não é antivax. Na realidade, trata-se de um estudo quantitativos que mostra a porcentagem de pessoas internadas de acordo com a quantidade de doses de vacinas.

O que o “Dr.” não leva em conta é que há uma questão maior por trás disso: a maioria das pessoas que tem comorbidades ou mais idade foi vacinada contra Covid-19. Ou seja: mesmo com a vacina, eles têm mais risco de perecer em relação a jovens (mesmo que não vacinados).

Além disso, não é levado em conta o principal. Há tantos outros estudos (estes, sim, revisados e publicados em revistas científicas de renome) que mostram que as vacinas reduziram, sim, a mortalidade por Covid-19. Qualquer coisa que saia disso é uma distorção da realidade.

Conclusão: ao contrário do que apontam as mensagens, o Dr. Charles Hoffe está errado ao chegar à conclusão de que as vacinas aumentam a chance de morrer por Covid-19. Além de o estudo utilizado como base necessitar de revisão, a interpretação dele está complemente errada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)