Boato – O presidente Jair Bolsonaro vai convocar o Conselho da República amanhã às 9h para definir a intervenção militar
Texto da fake news (transcrição do áudio)
Versão 1: URGENTE: Presidente vai convocar o Conselho da República amanhã às 9 horas. AMANHÃ O PRESIDENTE TOMARA A DECISÃO QUE TODOS ESPERAMOS. Versão 2: URGENTE: O PRESIDENTE IRÁ O CONSELHO DE SEGURANÇA AMANHÃ ÀS 9 HORAS. FORÇA PATRIOTAS Versão 3: O que vai acontecer dentro da lei Modesto Carvalhosa.
Veredicto
Informação falsa. Não há qualquer previsão de convocação de Conselho da República e história é baseada em outra fake news.
Motivo
Para começar a postagem já circula há alguns dias. Ou seja: o “amanhã previsto no texto já passou”. Segundo, a história se baseia em um áudio falsamente atribuído ao jurista Modesto Carvalhosa que circula desde 2021 na internet. Por fim, não há qualquer indício de que isso possa ocorrer.
Link de referência
Boatos.org desmentindo áudio atribuída a Modesto Carvalhosa.
Vídeo: Não se Engane desmente fakes sobre Imposto de Renda de 35% e caneta do Lula
Vídeo: É falso que Alexandre de Moraes admitiu fraude nas eleições
Vídeo: História sobre banheiro unissex é falsa
PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.