Fake news: Bolsonaro vai convocar Conselho da República amanhã para definir intervenção militar

Boato – O presidente Jair Bolsonaro vai convocar o Conselho da República amanhã às 9h para definir a intervenção militar

Texto da fake news (transcrição do áudio)

Versão 1: URGENTE: Presidente vai convocar o Conselho da República amanhã às 9 horas. AMANHÃ O PRESIDENTE TOMARA A DECISÃO QUE TODOS ESPERAMOS. Versão 2: URGENTE: O PRESIDENTE IRÁ O CONSELHO DE SEGURANÇA AMANHÃ ÀS 9 HORAS. FORÇA PATRIOTAS Versão 3: O que vai acontecer dentro da lei Modesto Carvalhosa. 

Veredicto

Informação falsa. Não há qualquer previsão de convocação de Conselho da República e história é baseada em outra fake news. 

Motivo

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Para começar a postagem já circula há alguns dias. Ou seja: o “amanhã previsto no texto já passou”. Segundo, a história se baseia em um áudio falsamente atribuído ao jurista Modesto Carvalhosa que circula desde 2021 na internet. Por fim, não há qualquer indício de que isso possa ocorrer. 

Link de referência

Boatos.org desmentindo áudio atribuída a Modesto Carvalhosa. 

PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet