Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake news: assaltantes usam carro falso da Copasa para realizar assaltos

Fake news: assaltantes usam carro falso da Copasa para realizar assaltos

Boato – Foto mostra carro falso da Copasa para realizar assaltos. 

Uma mensagem que circula nas redes sociais em diversas cidades de Minas Gerais afirma que falsos funcionários da Copasa estão tentando enganar moradores para entrar em suas casas.

A mensagem afirma que os falsos funcionários estão usando um carro com logo da Copasa e uniformes da empresa. A mensagem também afirma que a polícia está à procura dos meliantes. Leia:

Versão 1: 💥 ATENÇÃO 💥HOMENS SE PASSANDO POR Funcionários DA COPASA  TENTANDO ENGANAR MORADORES PARA ENTRAR EM SUAS CASAS. CARRO COM LOGO DA COPASA E UNIFORMIZADOS. A POLÍCIA ESTÁ A PROCURA DOS MELIANTES. Versão 2: Atenção Caiçara, carro feike da Copasa batendo em nossas portas.

Assaltantes usam carro falso da Copasa para realizar assaltos

Vídeo: é falso que Aphelion chega amanhã e vai trazer frio

A Copasa, no entanto, desmentiu a mensagem. A empresa afirmou que as informações são falsas e não procedem. A empresa esclareceu que equipes da empresa costumam visitar clientes para realizar serviços, como leituras de hidrômetros, vistoria para confirmação de esgotamento sanitário, mobilizações sociais para orientar moradores, reparos, entre outros.

A empresa reforçou que é importante se certificar de que os empregados da empresa estejam devidamente identificados com uniforme e crachá pessoal. O morador deve solicitar que o técnico forneça o número da ordem de serviço e fazer a verificação junto aos canais de relacionamento da Copasa.

A Copasa pede a todos que, ao notarem qualquer atitude suspeita, que informem imediatamente à Polícia Militar pelo 190 e à Companhia por meio dos canais de relacionamento, informando o endereço completo, para que as providências sejam tomadas o mais rápido possível. Leia a mensagem:

⚠️ Circula pelas redes sociais em diversas cidades de Minas Gerais áudios e foto de um veículo da Copasa com relatos de supostos clientes que teriam sido vítimas de tentativa de assalto por falsos funcionários da Companhia. A Copasa esclarece à população que essas informações são falsas e não procedem.

Os áudios e a foto do veículo oficial começaram a circular na última quarta-feira (27/09) nos municípios de Timóteo e Ipatinga, no Vale do Aço, e rapidamente se espalharam para diversas cidades mineiras. O carro fotografado está lotado em Santa Luzia, na RMBH, e não possui registro dessa natureza envolvendo as equipes locais.  

Equipes da Copasa costumam visitar clientes para realizar serviços, como leituras de hidrômetros, vistoria para confirmação de esgotamento sanitário, mobilizações sociais para orientar moradores, reparos, entre outros. No entanto, cabe reforçar aos moradores que:

➡️ É importante se certificarem de que os empregados da empresa estejam devidamente identificados com uniforme e crachá pessoal. O morador deve solicitar que o técnico forneça o número da ordem de serviço e fazer a verificação junto aos canais de relacionamento da Copasa. 

Resumindo: a mensagem que está circulando é falsa. Não há assaltos registrados por carros da Copasa, muito menos com o carro retratado na mensagem.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm