Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Boato sem comprovação: homem está perdido na policlínica há três dias

Boato sem comprovação: homem está perdido na policlínica há três dias

Boato – Um homem sem memória está perdido há três dias na policlínica. Compartilhe a foto dele para que a família encontre.

Está circulando na internet um vídeo com a imagem de um senhor e uma narração que seria de uma mulher pedindo ajuda. No áudio do arquivo, a mulher diz que o homem em questão está “há três dias perdido na policlínica”.

A mulher não fala qual cidade é (e vimos versões da história de São Caetano a Ilhéus), mas aponta que ele estaria chorando e perguntando pela família. Leia uma das mensagens que circulam online e escute a transcrição do vídeo:

Versão 1: Gente esse homem está perdido e sem memória na policlínica de São Caetano a 3 dias, ele passou mal na rua. Por favor divulguem até chegar em alguém da família.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 2: gente boa noite paz seja com todos e vou pedir a vocês que vocês divulguem a foto desse Senhor ele tá na Policlínica três dias ele passou mal na rua e alguém deu Socorro deixou ele lá mas ele não sabe onde ele mora não acerta voltar para casa não lembra nome de ninguém e a gente que tá dando comida dando banho arrumando roupa e ele já começa chorando hoje já passou o dia todo chorando porque ele quer voltar para casa e ele não lembra de nada manda PR os outros grupos de vocês aí pr ver se consegue encontrar alguém que conheça ele

Homem está perdido na policlínica há três dias?

Não há nenhuma comprovação de que o senhor da imagem esteja perdido em uma policlínica. Para resolver esta questão, fizemos algumas buscas básicas e nos utilizamos de lógica.

Para começar, a multiplicidade de cidades descritas como a da “policlínica” em questão já começa a derrubar a tese. Além disso, a mesma imagem circula, no mínimo, desde 2020.

Se algo mais relevante tivesse ocorrido neste período, viraria notícia (ou a assistência social resolveria). Porém, não há nada. Por fim, há um detalhe: por que a foto em questão (na foto que está circulando, o homem parece estar de férias e feliz)? Ele nem aparenta estar na policlínica e nem triste.

Com isso, podemos cravar que não há qualquer comprovação de que o homem da imagem que está circulando na internet tenha sido deixado na “policlínica”. Na nossa avaliação, temos um boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)