Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Boato sem comprovação: Gerdau vai fechar fábrica no Ceará por causa do governo Lula

Boato sem comprovação: Gerdau vai fechar fábrica no Ceará por causa do governo Lula

Boato – A Gerdau vai fechar uma fábrica em Maracanaú, no Ceará. Ela acabou de demitir 600 funcionários. 

Uma mensagem que circula nas redes sociais afirma que a Gerdau, uma das maiores siderúrgicas do mundo, está fechando sua filial no Ceará, demitindo 600 empregados. A mensagem afirma que o fechamento da fábrica é uma consequência da gestão do governo Lula, que teria gasto todo o dinheiro que Bolsonaro deixou em caixa. Leia:

MAIS UMA GRANDE EMPRESA FECHA AS PORTAS NO CEARÁ A Gerdau, uma das maiores siderúrgicas do mundo, está fechando sua filial no Ceará, demetindo 600 (seiscentos) empregados.

Assim está ocorrendo no país inteiro, mas a Globo e as outras emissoras não mostram.   Bolsonaro deixou em caixa R$77 bilhões, Lula já gastou todo esse dinheiro,e já está negativo R$100 bilhões.

Gerdau vai fechar fábrica no Ceará por causa do governo Lula?

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

A mensagem é falsa. A Gerdau, no entanto, negou que esteja fechando a fábrica no Ceará. A empresa informou que suspendeu as atividades da unidade em Maracanaú, mas que a medida é temporária e está relacionada à falta de matéria-prima. A empresa também afirmou que não há previsão de fechamento da fábrica no Ceará. Leia:

A Gerdau analisa constantemente o mercado em busca das melhores práticas e soluções que garantam a sustentabilidade e a continuidade de suas operações. Neste contexto, a empresa enfatiza que não encerrou e não possui planos de encerrar suas operações nas usinas de Maracanaú e Caucaia, localizadas no estado do Ceará. Além disso, não há conversas em andamento para realizar demissões.

No momento, a empresa paralisou as atividades do laminador na unidade, além de ter implementado um programa de suspensão temporária de contratos de funcionários, que tem como objetivo principal preservar os empregos existentes. Essa decisão reflete a estabilidade da demanda por aço no mercado brasileiro, que se mantém em níveis elevados, mas enfrenta desafios devido ao desequilíbrio na oferta de produtos importados, principalmente provenientes da China.

A Gerdau acredita que é fundamental adotar tarifas de importação de aço similares às praticadas nos principais mercados, a fim de garantir uma simetria de mercado e equilibrar o volume de importações, atualmente desbalanceado em favor dos players nacionais em termos de competitividade. Até o presente momento, este movimento, que precisa ser avaliado pelo governo, não ocorreu. A empresa reforça que o atendimento aos clientes permanecerá inalterado

A mensagem sobre a Gerdau não é o primeiro caso de fake news sobre fechamento de empresas. No passado, circularam mensagens falsas sobre o fechamento de empresas no Brasil (muitas desmentidas pelo Boatos.org).

A mensagem sobre o fechamento da fábrica da Gerdau no Ceará é falsa. A própria empresa apontou que não tem planos de fechar a unidade em questão.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm