Zico diz que nunca viu tanto perna de pau em uma seleção brasileira #boato

Boato – Indignado, ex-jogador Zico declarou a seguinte frase sobre a seleção brasileira: “Nunca vi tanta perna de pau, gente ruim numa seleção, só escapa um ou dois”.

Já não é de hoje que a seleção brasileira de futebol não empolga muita gente. Nos números, o time treinado por Tite está longe de ter um retrospecto ruim. Porém, derrotas “pontuais” e importantes (como contra a Bélgica na Copa do Mundo e contra a Argentina na Copa América) fazem a “corneta” contra a equipe soar. E, de acordo com uma mensagem que circula online, o mais novo crítico é de peso.

Mensagens em redes sociais apontam que o craque Zico (camisa 10 por muito tempo da seleção brasileira e símbolo de um tempo em que o “futebol arte” tinha mais peso) teria dito que os jogadores da seleção seriam, em sua maioria, “perna de pau” e que só faria parte de uma “máfia de empresários”. Leia a mensagem que circula online e a suposta declaração:

Declaração: Nunca ví tanta perna de pau, gente ruim numa seleção, só escapa um ou dois. O resto faz parte de uma máfia de empresários que quer apresentar jogadores no mercado internacional. Por isso que o povo não quer saber mais de seleção Zico Esse deu um tiro certo

Mensagem: Verdade verdadeira Até que enfim alguém falou a verdade. Tem tantos jogadores ruins em times aqui no Brasil como lá fora também…é cada perna de pau…nao é atoa que o Messi e o CR 7…dominam lá fora…faz anos…bai tem ninguém pra competir com eles. Na SELEÇÃO BRASILEIRA então chega a ser uma piada. Mandou bem Zico.. Disse tudo.

Zico disse que nunca viu tanto perna de pau em uma seleção brasileira?

Com tanta gente criticando a seleção (alguns também por atitudes fora de campo), não demorou muito para a fala atribuída a Zico ser compartilhada com força em redes sociais. Porém, o que há é uma alteração gigantesca de uma declaração de 2015 do ex-jogador.

Ao buscar qualquer declaração que aponte que Zico disse que “nunca viu tanto perna de pau” na seleção, nada encontramos. A única coisa que há similar é uma declaração ao jornal Extra em 2015 na qual ele critica a suposta atuação de empresários dentro da seleção. Porém, em momento algum ele disse que “nunca viu tanto perna de pau” na seleção. Veja o que ele declarou:

Não faço comparação, justamente porque cada época é uma época. Perdi Copas, mas com jogadores que mereciam estar na seleção brasileira. Para estar numa seleção, é preciso ter títulos, números significativos, prêmios individuais, nem que seja de melhor jogador do bairro. Hoje é muito fácil ir para a seleção. Qualquer um vai. O cara faz três bons jogos, se torna conhecido, é vendido a peso de ouro. Temos que estar atentos a isso. Seleção não é um balcão de negócios. Mas temos lá um empresário do futebol comandando…

É importante citar que, além da fala de Zico ter sido distorcida, ela é de 2015. É possível que em seis anos, a situação tenha mudado (pelo menos, os nomes criticados por Zico foram mudados). Ou pode ser que continue igual. Independentemente disso, o fato é que a fala que está viralizando não é do ex-jogador.

Resumindo: a história que aponta que o ex-jogador Zico disse que só tem “perna de pau” na seleção brasileira é falsa. Ele até falou sobre influência de empresários na equipe, mas declaração é de 2015 e é muito diferente da que está viralizando.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet