Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Vídeo que mostra robô jogando tênis de mesa (ping-pong) não passa de edição digital

Vídeo que mostra robô jogando tênis de mesa (ping-pong) não passa de edição digital

Vídeo mostra robô jogando ping-pong (tênis de mesa), diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeo mostra um robô jogando ping-pong (tênis de mesa) com maestria. 

  Análise

Tem circulado na internet um vídeo que tem chamado atenção. Nas imagens, um robô com corpo humanoide está participando de uma partida de tênis de mesa, o chamado ping-pong. Na partida, ele consegue derrotar o oponente e faz uma jogada incrível.

Junto ao vídeo, que pode ser visto abaixo, estão circulando mensagens com o seguinte teor: “Robô jogando pingpong. Vejam essa bizarrice”, “ROBOZÃO MITANDO MAIS UMA VEZ!” e “REI DO PING-PONG!”. Assista ao vídeo:

@katyaassis Os robôs estão em todos os lugares. #robotica #ia #tenisdemesa #tecnologia ♬ som original – Katya Assis  Kahema Importados

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As imagens são, de fato, incríveis. Porém, as mensagens têm algumas características como o tom vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a história.

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo que mostra um robô jogando ping-pong (tênis de mesa) é real? 2) Qual é o vídeo original da partida de ping-pong (tênis de mesa)? 3) Existem robôs treinados para jogar tênis de mesa?

Checagem

O vídeo que mostra um robô jogando ping-pong (tênis de mesa) é real?

Não é. Ao buscar por qualquer evento nestas características, nada encontramos. Mais do que isso, encontramos conteúdos desmentindo a veracidade do vídeo. Na realidade, o vídeo foi uma edição feita em cima de uma partida real de tênis de mesa. Esta checagem aponta que o modelo de robô está em uma plataforma chamada Wonder Studio.

Qual é o vídeo original da partida de ping-pong (tênis de mesa)?

O vídeo original é de uma partida de tênis de mesa entre Wang Yang e Pavel Sirucek. Yang estava representando a Eslováquia e Sirucek estava jogando pela República Checa. O lance (que foi um show do “eslovaco”) pode ser visto no vídeo abaixo:

Existem robôs treinados para jogar tênis de mesa?

Não existem robôs humanoides como o mostrado. Porém, existem algumas máquinas que auxiliam em treinos de ping-pong. Este, por exemplo, realiza saques. Este outro devolve jogadas e tem ótimo desempenho. Nenhum, porém, é um craque como Wang Yang.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando na internet é falso. Na realidade, se trata de uma edição de vídeo em cima de um vídeo real de um mesatenista que arrasou seu adversário em uma jogada na Europa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm