Vídeo mostra festa na Croácia em comemoração ao vice na Copa do Mundo #boato

Boato – Vídeo mostra a festa dos croatas com dança coreografada e banda de música após a final da Copa. Festa foi pelo vice-campeonato mundial da Croácia.

Como falamos em nosso último desmentido, a Croácia virou uma das principais pautas em se tratando de boataria. Tanto que vamos fazer três textos seguidos sobre fake news relacionadas aos país. O primeiro já foi (o da presidente que reduziu o salário). O terceiro vai deixar vocês enojados (rá). Mas deixamos de enrolação e vamos para a pauta de “agora”.

O vice-campeonato mundial foi, de fato, um feito incrível da seleção croata. Obviamente, os jogadores foram recebidos com festa na volta ao país. Porém, já no domingo, um vídeo começou a circular na internet como se fosse das pessoas comemorando após a derrota contra a França (sim, mesmo com a derrota). Assista ao vídeo e veja mensagens que circularam online:

Versão 1: Vibrando por serem o segundo do mundo. Parabéns croatas. Versão 2: Festa Croata após final da copa em comemoração ao vice campeonato (Croácia da lindo exemplo). exemplo de reconhecimento de ser finalista em copa do mundo…. Parabéns. Versão 3: Enqto isso na Croácia…

Versão 4: A França foi campeã mas a festa da Croácia foi digna de uma Seleção Campeã. …showww.. Versão 5: A Croácia foi vice campeã e teve essa festa toda, imagine se ganha a copa! Versão 6: Um exemplo de gratidão aos jogadores da Seleção da Croácia. Mesmo perdendo olha a festa no país.

Vídeo mostra festa na Croácia em comemoração ao vice-campeonato mundial?

É claro que a campanha na Copa do Mundo (derrubando seleções como Argentina e Inglaterra) é motivo de muito orgulho para os croatas. Agora, me diga: como explicar que o vídeo mais compartilhado na internet sobre “a festa” não tem nada a ver com a Croácia. Pois é: o vídeo não é da comemoração após a final do mundial.

Ao analisar a filmagem já achamos uma coisa estranha: não há uma bandeira da Croácia ou mesmo camiseta quadriculada da seleção do país. Que comemoração é essa de Copa do Mundo que não tem uma referência ao país? Outra olhada com mais atenção e, aos 46 segundos de vídeo, a gente acha a palavra “peluqueria” escrita em um cartaz. Uma terceira olhada a gente vê pessoas com um lenço vermelho que não tem nada a ver com a Croácia.

Fomos pesquisar pela origem do vídeo já sabendo que tinha alguma coisa errada. Não demorou muito para descobrirmos que as imagens são da Espanha. Mais exatamente da festa de San Fermín, em Pamplona. Antes (ou depois, infelizmente não temos certeza) de um bando de gente sair pelas ruas fugindo de touros, há essa celebração. Esse vídeo mostra a canção por outro ângulo.

Resumindo: o vídeo que está circulando online como se fosse da comemoração da Croácia pelo vice-campeonato da Copa do Mundo não foi feito na Croácia. A filmagem foi de uma festa na Espanha e não tem nada a ver com o mundial.

Em tempo: o que não falta na internet é vídeo legal sobre a comemoração da Croácia na Copa do Mundo. Esse vídeo, por exemplo, mostra a recepção aos jogadores vice-campeões mundiais. Ou seja: vale compartilhar imagens da festa croata. Só o que não vale é compartilhar vídeo errado na internet. Fica a dica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Um comentário em “Vídeo mostra festa na Croácia em comemoração ao vice na Copa do Mundo #boato

  • 18/07/2018 em 22:30
    Permalink

    Gosto desse site. Vivo em uma eterna campanha para esclarecer às pessoas dessas noticias falsas. Contudo tenho sempre esclarecido que a palavra BOATO, pode expressar uma notícia VERDADEIRA ou FALSA. Seria bom que no título da mensagem, no final, estivesse escrito BOATO FALSO.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)