Vídeo mostra acidente de helicóptero que matou Kobe Bryant nos EUA #boato

Boato – Vídeo mostra o exato momento do acidente de helicóptero que vitimou o ex-jogador de basquete Kobe Bryant nos EUA. Aeronave girou no ar, caiu e explodiu.

A morte de Kobe Bryant, astro do mundo do basquete, aos 41 anos chocou o mundo do esporte. A queda do helicóptero no dia 26 de janeiro de 2019 na cidade de Los Angeles (EUA) que vitimou nove pessoas causou comoção em muita gente.

Em meio a esse quadro, um vídeo começou a chamar muita atenção na internet. Ele mostraria o que seria o momento da queda do helicóptero de Kobe Bryant. Nas imagens, a aeronave girou no ar, caiu e explodiu perante o espanto de testemunhas. Não vamos colocar o vídeo aqui, mas veja algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Vídeo do exato momento em que o helicóptero do Kobe caiu! Versão 2:Vídeo da queda do helicóptero que matou o ex: Jogador de Basquete Kobe Bryant. Versão 3: Video do acidente jogador da NBA #KobeBryant morre em acidente de helicóptero na Califórnia Versão 4: Imagem inédita do acidente de Kobe Bryant e de sua filha, além de outras pessoas. Por favor não curtam.

Vídeo mostra acidente de helicóptero que matou Kobe Bryant?

As imagens se espalharam na internet. Só nas versões em português, vimos vídeos do Brasil, Portugal e Angola. Mas será mesmo que o vídeo em questão é mesmo do acidente de helicóptero que vitimou Kobe Bryant e mais oito pessoas? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O “jeitão” da mensagem e o histórico de boatos desse tipo já nos deixam desconfiados. A mensagem tem algumas das principais características de boatos como ser vaga, alarmista e ter erros de português.

Além disso, “vídeos do momento de algo” são comuns na hora de acontecimentos impactantes. Já desmentimos no Boatos.org imagens fora de contexto relacionadas à chuva em Minas Gerais, ao ataque dos EUA no Iraque, ao vulcão White Island na Nova Zelândia e tantos outros.

Já desconfiados, fomos buscar por informações relacionadas ao tal vídeo do acidente com o jogador Kobe Bryant. Como era de se imaginar, não encontramos o vídeo que está viralizando em nenhuma reportagem sobre o caso. Vale dizer que as imagens do helicóptero que caiu mostram um terreno completamente diferente do vídeo que viralizou. A helicóptero que levava Kobe Bryant e a outras oito pessoas caiu em uma área de mata. O vídeo mostra uma área montanhosa.

Ao buscarmos pelo vídeo em questão, matamos a charada. Ele é, na realidade, de um acidente que ocorreu nos Emirados Árabes Unidos em 2018. De acordo com essa matéria da BBC, o acidente aconteceu com um helicóptero utilizado em uma missão de resgate na montanha Jebel Jais. Quatro pessoas morreram no acidente.

Resumindo: o vídeo que está circulando na internet não é do acidente que matou o ex-jogador de basquete Kobe Bryant. As imagens, na realidade, mostram um acidente de 2018 que ocorreu nos Emirados Árabes Unidos e não têm nada a ver com a tragédia que vitimou o astro e mais nove pessoas.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2tQ4YZ9

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)