Vidente previu que Neymar vai morrer em maio de 2022 #boato

Boato – Uma vidente que previu a morte de Kobe Bryant e Chadwick Boseman disse que Neymar iria morrer em maio de 2022.

Houve um tempo em que muitos dos embustes que circulavam na internet estavam ligados a “videntes” que previam mortes de pessoas. Esse tipo de fake news (felizmente) perdeu espaço, possivelmente, porque as pessoas ficaram um pouco mais críticas com o que leem (ou não). Porém, ainda há resquícios sobre esse tipo de coisa.

A prova disso está na história de hoje, que aponta que uma “super vidente” previu que o jogador de futebol Neymar iria morrer no dia 5 de maio de 2022. A tal história se espalhou em vídeos no YouTube e TikTok e apontava, ainda, que a vidente teria acertado a morte de Kobe Bryant e Chadwick Boseman. Leia alguns dos textos que estão circulando por aí (que são, por sinal, uma aula de como não se escrever português):

Gente bora hora pro Neymar uma vidente disse que o Neymar ia morrer em 05/05/2022 manda ia nós comentários forca ney. Neymar vai morrer hoje é dia primeiro de maio Domingo de 2022. Para quem não sabe uma mulher que falar é prevê á morte de famoso desse que o Neymar morreria no dia 5 de maio. Adeus Neymar, eu sei que dia você vai morrer… você foi muito bom para mim,obrigado por se ruma pessoa boa adeus…. 5/5/2022 maio. De acordo com o canal do YouTube Death Eyes, Neymar Jr irá morrer amanhã dia 05/05/222. PS: o mesmo canal acertou a morte de Kobe Bryant e Eusébio

Vidente previu que Neymar vai morrer em maio de 2022?

De cara, já temos um erro tosco nesta história. A suposta previsão estava marcada para o dia 5 de maio de 2022. Estamos escrevendo este texto no dia 6 de maio, o que mostra que a previsão (além de desrespeitosa) está errada. Mas a coisa não para por aí. Na realidade, sequer houve “previsão de uma vidente que acertou a morte de outros famosos”.

Resolvemos buscar mais detalhes sobre a história e, de cara, não achamos nenhuma vidente famosa corajosa (se bem que para ser vidente já tem que ser corajoso) a ponto de dar a data exata da morte de Neymar. Se alguém tivesse feito essa imprudência, teria virado notícia, pelo menos, na mídia sensacionalista.

Uma das mensagens que vimos falando sobre a suposta clarividência nos deu pistas de onde surgiu a história. O texto citava o “canal Death Eyes”. Pois bem, não foi o canal que deu a história (até porque não existe nenhum canal com esse nome), mas foi um parecido.

Na realidade, um vídeo com a suposta data da morte surgiu em um canal do YouTube chamado “Vision 2022”. O canal, com apenas 400 inscritos, é uma cópia de um canal chamado 2020 Vision. Os canais nada mais são do que um amontoado de animações com um olho que relevaria a data da morte de famosos.

Há uma pequena diferença entre o 2020 Vision e o Vision 2022: o canal que reivindica ter acertado a data da morte de Kobe Bryant e Chadwick Boseman é o Vision 2020. Porém, a mutreta por trás das previsões foi revelada.

Trata-se de um canal que, de acordo com denúncias como essa e essa, se utiliza de uma fórmula muito simples para “acertar” as previsões: deixa um vídeo despublicado com a suposta data da morte de um famoso (como os trechos são curtos, dá para fazer um vídeo com os 365 dias do ano) e, depois, só corta o trecho caso o famoso morra. Aí é fácil ser adivinhão.

O segundo canal é, por assim dizer, um pouco mais ousado (mas não alegre). Ele se aproveita da pretensa autoridade do “canal irmão” e “chuta” a data da morte de famosos. No mesmo canal, há datas das supostas mortes de Rihanna, Zendaya, Emma Watson e outras celebridades que estão, assim como Neymar, vivas e bem (e, possivelmente, melhor do que você e eu).

Ou seja: além de não ser verdade que Neymar vai morrer em maio de 2022, é falso que uma vidente com credibilidade (se é que isso existe) fez a previsão. Tudo não passou de oportunismo por parte de um (ou alguns) espertalhão no YouTube.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet