Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Faixa “força Jair”, exibida por time do Vasco, não tem relação com Bolsonaro

Faixa “força Jair”, exibida por time do Vasco, não tem relação com Bolsonaro

Vasco exibiu faixa força Jair em solidariedade a Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O Vasco resolveu exibir uma faixa com dizeres “força Jair” em solidariedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Análise

Uma imagem tem suscitado uma série de conjecturas por parte de sites e perfis favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Na imagem, a equipe do Vasco exibe uma faixa com os dizeres “força Jair”.

O fato de a faixa ter sido exibida no dia 8 de fevereiro de 2024, dia da operação da PF que mirou o ex-presidente, fez com que mensagens apontassem que se tratava de uma “homenagem” a Bolsonaro. Leia algumas das mensagens que circulam na internet

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: Oxi??? O ‘jogo’ tá virando? “Faixa do #Vasco em apoio a #Jair, em dia de #operação envolvendo #Bolsonaro, repercute nas #redes sociais” Versão 2: Força Jair Messias Bolsonaro, o Brasil de bem, está contigo e o Vasco da Gama também 👏🏻👏🏻🇧🇷 Versão 3: vasco mostrando fidelidade ao meu capitão bolsonaro 🫡🇧🇷 FFAA/democracia / Valdemar / perseguição

Checagem

Em meio a toda essa história, algumas perguntas ficam no ar. Para realizar a checagem, vamos responder a elas: 1) É verdade que o Vasco fez uma faixa em solidariedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro? 2) Qual é o contexto da faixa exibida durante o jogo do Vasco? 3) Houve alguma manifestação de clubes após a operação da PF contra Bolsonaro?

É verdade que o Vasco fez uma faixa em solidariedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro?

Não. Na realidade, a faixa que foi exibida antes da partida entre Vasco e Audax Rio, pelo Campeonato Carioca, não tem qualquer relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na realidade, trata-se de uma mensagem para um “xará” dele.

Qual é o contexto da faixa exibida durante o jogo do Vasco?

A faixa de apoio é direcionada ao volante Jair. O jogador se machucou durante a partida entre Vasco e Flamengo, no dia 4 de fevereiro. O rompimento de ligamento do joelho esquerdo deve o deixar fora dos campos por cerca de seis meses. A faixa era uma demonstração de solidariedade por parte de companheiros de time.

Houve alguma manifestação de clubes após a operação da PF contra Bolsonaro?

Não. Nenhum clube se manifestou publicamente em relação à operação da Polícia Federal que cita o presidente Jair Bolsonaro. Por sinal, não teria qualquer lógica algum clube (instituição que abrange pessoas de todos os espectros políticos) se manifestar (ainda mais no caso de algo tão incipiente).

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que a faixa exibida pela torcida do Vasco durante um jogo de futebol seja de uma homenagem a Jair Bolsonaro. A faixa é para o volante Jair, homônimo do ex-presidente que sofreu uma lesão grave no joelho.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).