Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que torcidas organizadas fizeram convocação para “Ato pela Democracia” na Avenida Paulista em 25/02

É falso que torcidas organizadas fizeram convocação para “Ato pela Democracia” na Avenida Paulista em 25/02

Torcidas organizadas fizeram convocação para Ato pela Democracia na Paulista em 2502, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – As torcidas organizadas de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos fizeram convocação para Ato pela Democracia na Avenida Paulista em 25 de fevereiro, junto a ato de apoio a Bolsonaro.

Análise

Depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro convocou um ato de apoio na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro de 2023 tem começado a circular na internet uma suposta convocação “rival”.

Perfis de esquerda (principalmente, de apoio ao presidente Lula) tem viralizado uma mensagem que aponta que torcidas organizadas de clubes como São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos teriam organizado um ato para rivalizar com os manifestantes a favor do presidente.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

As mensagens apontam que se trataria de um “ato pela democracia” e que os clubes haviam “se unido” para derrotar o bolsonarismo. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: As torcidas organizadas Gaviões da Fiel, do Corinthians; Mancha Verde, do Palmeiras; Independente, do São Paulo; Raça Rubro-Negra, do Flamengo; Força Jovem, do Vasco; Galoucura, do Atlético-MG; Máfia Azul, do Cruzeiro; Fúria Jovem (Botafogo); entre outras, na Avenida Paulista, em defesa da Democracia!

Versão 2: Repassem nos grupos bolsonaristas: torcidas organizadas do Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo convocaram ato para o mesmo dia e local que Bolsonaro. Lembram oq as torcidas fizeram qdo os gados bloquearam as estradas? Então, recomendo q os bolsonarentos fiquem em casa e não se arrisquem.

Versão 3: Ato nacional em defesa da democracia e sem anistia para golpista. Fascistas não passarão. Av. Paulista São Paulo 25.02 as 15:30.

 

Checagem

A história tem um contexto: foram algumas ações de torcidas organizadas que acabaram com bloqueios realizados por bolsonaristas após as eleições de 2022. Os torcedores também são generalizados como “violentos”. Ou seja: este contexto teria o efeito (ou pelo menos a intenção) de melar os atos a favor de Bolsonaro.

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões: 1) É verdade que torcidas organizadas convocaram um ato na Paulista pela “Democracia”? 2) Há intenção das torcidas organizadas em realizar protestos contra Bolsonaro ou a favor de partido A ou B? 3) Seria possível realizar dois atos antagônicos em um mesmo dia e mesmo local?

É verdade que torcidas organizadas convocaram um ato na Paulista pela “Democracia”?

Não é verdade. Assim como tantas fake news que circulam na internet, a história brotou na internet por meio de grupos polarizados. No caso, militantes simpáticos a Lula (e contrários a Bolsonaro) começaram a espalhar a suposta convocação.

Porém, não consta em nenhum perfil das principais torcidas organizadas a tal convocação para o mesmo dia e local do ato a favor de Bolsonaro. Mais do que isso, alguns integrantes de torcidas (como este e este) desmentiram que houve convocação.

Há intenção das torcidas organizadas em realizar protestos contra Bolsonaro ou a favor de partido A ou B?

Por mais que haja uma conveniência política em apontar que “time A” ou “time B” está do lado do seu político, não é possível ver intenção de torcidas organizadas tomar lado na polarização.

Se formos pensar, as torcidas organizadas nada mais são do que uma reunião de pessoas em prol a uma paixão em comum (o clube de futebol). Não se trata de uma junção de pessoas por uma, por exemplo, afinidade política.

Com raras exceções, as torcidas organizadas têm integrantes de esquerda, de direita, de centro ou de nenhuma preferência política. Juntar uma massa como essa seria, no mínimo, estranho.

Além disso, as torcidas organizadas (principalmente das equipes de São Paulo) têm conhecidas rixas (se você não sabe, há todo um cuidado para que as equipes não tenham jogos no mesmo dia na cidade para evitar confrontos). É improvável que elas se unam para uma causa. Ainda mais quando falamos de uma causa questionável como “melar” uma manifestação.

Seria possível realizar dois atos antagônicos em um mesmo dia e mesmo local?

Mesmo que os grupos se acertassem, não seria possível realizar o “Ato pela Democracia” por parte das torcidas organizadas no mesmo dia e local do ato a favor de Bolsonaro.

Ao contrário do que se imagina, manifestações como estas precisam de algumas autorizações. Normalmente, há um acordo para reforço no policiamento, mudanças de trânsito e pode haver impeditivos.

Um deles seria, justamente, evitar confrontos. Uma vez que o ato pró-Bolsonaro já foi comunicado, um ato “rival” na Paulista seria vetado.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que haja qualquer “ato pela democracia” sendo organizado por integrantes de torcidas organizadas de São Paulo para 25 de fevereiro, mesmo dia do ato a favor de Bolsonaro. Trata-se de uma fake news que brotou sem nenhum lastro na realidade na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).