Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que a torcida do Flamengo tenha cantado “volta Bolsonaro” em jogo no Maracanã

É falso que a torcida do Flamengo tenha cantado “volta Bolsonaro” em jogo no Maracanã

Torcida do Flamengo gritou volta Bolsonaro durante jogo em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A torcida do Flamengo cantou em coro “volta Bolsonaro” durante jogo no Maracanã em 2024.

Análise

Tem circulado na internet alguns vídeos da torcida do Flamengo que têm chamado atenção. Nas imagens, os torcedores do rubro-negro carioca vibra no estádio do Maracanã.

Nada anormal se o áudio não fosse de um canto em coro de “volta Bolsonaro”. Junto ao vídeo, há menções ao jogo entre Flamengo e Vasco, ocorrido no dia 4 de fevereiro de 2024. Leia algumas das mensagens e assista aos vídeos:

Versão 1: Torcida do Flamengo + Torcida do Vasco unidas e gritando a mesma coisa: VOLTA BOLSONARO! Volta Bolsonaro 04/02 Versão 2: Volta Bolsonaro, assim pede a torcida do flamengo, simplesmente a maior do Brasil, eu sou uma rubro negra baiana e estou com o Mito.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a torcida do Flamengo cantou “volta Bolsonaro” durante uma partida no Maracanã? 2) De onde são as imagens originais e o áudio utilizado no fake? 3) A torcida do Flamengo realizou alguma manifestação a favor de Bolsonaro em algum momento?

É verdade que a torcida do Flamengo cantou “volta Bolsonaro” durante uma partida no Maracanã?

Não. Os próprios vídeos já começam a entregar a farsa. Se você for notar, mesmo em vídeos diferentes, o som de “volta Bolsonaro” é exatamente idêntico nas duas gravações.

Além disso, não há qualquer registro em fonte confiável que aponte que a torcida do clube tenha feito qualquer manifestação de apoio a Bolsonaro nos últimos dias.

De onde são as imagens originais e o áudio utilizado no fake?

Não conseguimos identificar exatamente de quando são os vídeos que estão se espalhando na internet. Em relação ao áudio, ele foi retirado de uma sessão na Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo no final de 2023.

Na ocasião, Eduardo Bolsonaro e Jair receberam títulos de cidadãos são-bernardenses. O público gritou palavras como “volta Bolsonaro” e “Lula ladrão seu lugar é na prisão”. 

A torcida do Flamengo realizou alguma manifestação a favor de Bolsonaro em algum momento?

Não encontramos nenhuma manifestação pública a favor de Bolsonaro por parte da torcida do Flamengo após a operação da PF que mirou o ex-presidente. Aliás, não encontramos nada relevante entre torcidas do Brasil.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que a torcida do Flamengo gritou “volta Bolsonaro” durante uma partida de futebol em 2024. Trata-se de uma montagem feita em cima de um “vídeo genérico” de torcedores do clube carioca.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).