Torcida do Flamengo faz arrastão e Doha (Qatar) registra primeiros assaltos da história #boato

Boato – A torcida do Flamengo conseguiu mais um recorde para o time. Depois de arrastão em Doha (Qatar), a cidade registrou os primeiros assaltos da história.

Depois de ganhar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, o Flamengo deixou os torcedores (mais) enlouquecidos ao se classificar para a final do Mundial de Clubes, que está sendo realizado em Doha (Qatar). Enquanto flamenguistas comemoram, torcedores rivais se contentam em “secar” e publicar algumas notícias como a que vamos desmentir hoje.

De acordo com textos em redes sociais e prints que circulam por aí, o Flamengo conseguiu “quebrar mais um recorde” ao “realizar” um arrastão em Doha: fazer os primeiros assaltos da história da cidade catari. Leia duas das mensagens que circulam online (uma delas é uma reprodução de uma página do site globoesporte.com)

Versão 1: Quero parabenizar a torcida do Flamengo por mais um recorde, tiveram o prazer de fazer os primeiros assaltos da História de Doha ( Qatar ) Versão 2: Mais um recorde do Mengão! Doha registra primeiros assaltos da história. Torcida do Flamengo faz arrastão em Doha e garante mais um recorde pro “Mais Querido”!

Torcida do Flamengo fez arrastão e Doha (Qatar) registrou os primeiros assaltos da história?

É claro que a história foi muito compartilhada na internet. Mas será mesmo que essa história de “arrastão em Doha” e primeiros assaltos da história do Qatar são reais? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Dado o histórico recente de fake news relacionadas ao Flamengo que circulam por aí (fizemos até uma lista aqui), já ficamos desconfiados da informação. Para além disso, a mensagem tem “aquele” caráter vago (por exemplo, não cita quando o fato teria ocorrido) e alarmista clássicos de fake news na web e um formato muito conhecido em balelas: “prints falsos de sites”. Tudo isso nos fez começar a pesquisa com mais desconfianças ainda.

De cara, percebemos que a notícia do “arrastão” era falsa. Ao buscar pelo conteúdo no globoesporte.com (como desconfiávamos), nada encontramos. As únicas notícias sobre a torcida do Flamengo em Doha são de festa.

Sobre os supostos “primeiros crimes da história de Doha”. Apesar de a cidade e o Qatar terem índices de criminalidade muito menores do que, por exemplo, Rio de Janeiro e Brasil, falar em “primeiros assaltos da história” é exagero. De acordo com essa página, o crescimento da população em Doha tem feito, inclusive, o número de crimes crescer nos últimos anos.

Resumindo: a mensagem que aponta que a torcida do Flamengo fez um arrastão em Doha e que a cidade registrou os primeiros crimes da história é falsa. É mais um boato (provavelmente, não o último) que envolve o time carioca e o mundial de clubes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2sBNWx4

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet