Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Torcedora argentina sofre com violência policial em Moscou #boato

Torcedora argentina sofre com violência policial em Moscou #boato

Boato – Torcedora argentina sofrendo violência policial em Moscou.

Que a Copa do Mundo é o maior torneio de seleções do planeta, isso todo mundo sabe. E que o mundial tem gerado muitas polêmicas, isso todo mundo também sabe. Mas, o que nem todo mundo sabe é que nem todas elas são reais. Esse é o caso da história de hoje.

Circula na internet uma informação onde supostamente uma torcedora argentina apanha da polícia em Moscou. A mensagem diz “polícia de Moscou. Argentina achou que estava na América Latina, foi pagar desaforo, desafiar, enfrentar a autoridade policial”.

Torcedora argentina sofreu com violência policial em Moscou?

As pessoas têm compartilhado crentes de que a história é verdadeira, apesar de não ser. Como a maioria dos boatos por aqui, essa história, completamente falsa, usa uma informação verdadeira fora do contexto.

Graças ao Ubirajara, leitor do Boatos.org, descobrimos que o caso aconteceu na Holanda e não em Moscou, como afirma a mensagem. Por sinal, ele mesmo explicou o caso:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Foi em Rotterdam, dia 1º de junho passado. Pelo que li, aconteceu em Stadhuisplein, em Rotterdam. Eles estavam prendendo uma pessoa quando ela interfere, é mandada sair, mas procura confronto com o agente e foi presa. 

Pois bem, o caso, de fato, aconteceu em Rotterdam, na Holanda. Nesta matéria, o Daily Mail explica que o episódio ocorreu durante uma ocorrência numa boate por causa de um conflito entre um casal e o segurança do local. O ataque, registrado por telespectadores, mostra o momento em que a mulher discute com um dos policiais e, ao ser afastada, ela tropeça e cai. O casal permanece preso e a polícia de Rotterdam também abriu uma investigação interna para investigar se houve violência policial.

Recapitulando: a história é real, mas o episódio aconteceu na Holanda. Ou seja, nenhuma torcedora argentina apanhou da polícia russa em Moscou e você caiu em mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.