Tite visitou túmulo de Fidel Castro em Cuba #boato

Boato – Foto mostra técnico da seleção brasileira, Tite, visitando o túmulo de Fidel Castro em Cuba.

Sempre que a Copa do Mundo chega, a gente sabe que algumas fake news vão voltar a circular. Uma delas que imaginávamos para 2022 é a que aponta para um suposto ato do técnico da seleção brasileira, Tite.

Uma foto de um homem no túmulo de Fidel Castro, ex-presidente de Cuba que morreu em 2016, está viralizando junto à mensagem que aponta que a pessoa da foto seria Tite (algo reforçado pelo homem estar de máscara). Leia a mensagem que circula online:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

DEVERIA SER PRESO POR APOLOGIA AO COMUNISMO E SER DEMITIDO DA SELEÇÃO TITE TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA NO TÚMULO DO FIDEL CASTRO DITADOR COMUNISTA… GANHA 1.000.000/mês E VEM COM ESSA CONVERSA DE COMUNISMO…TOMA VERGONHA NESSA CARA SEU BOSTA !!! FIDEL FDP! COMUNISTA! MAU-CARÁTER! TITE técnico de futebol

Tite visitou túmulo de Fidel Castro em Cuba?

Agora, em 2022, a história se espalhou com todas as forças entre redes sociais de pessoas simpáticas a Bolsonaro (isso porque Tite já declarou que não iria se encontrar com o presidente caso o Brasil vença a Copa). Só há um detalhe: a mesma balela já foi desmentida aqui no Boatos.org. Como o texto de 2021 vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Além do histórico recente de boatos envolvendo política e futebol (como apontamos no início do texto), a mensagem já nos deixa desconfiados. O texto que circula online tem características de boatos online como o caráter alarmista, vago, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que Tite esteve no túmulo de Fidel Castro.

Para ajudar, fomos buscar por qualquer referência em fontes confiáveis sobre “visitas de Tite ao túmulo de Fidel Castro” e, como era de se imaginar, nada encontramos. A única referência existente sobre o assunto são as mensagens que circulam em grupos de direita na web.

Ao buscar pela origem da imagem, terminamos de matar a charada. O local da foto é, de fato, o mausoléu em que estão os restos mortais de Fidel Castro (falecido em 2016). Porém, a pessoa da imagem é Miguel Díaz-Canel, atual presidente de Cuba e primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC).

De acordo com este site cubano de notícias, a visita ocorreu no dia 29 de outubro de 2021. Existe ainda um vídeo do próprio PCC que mostra a visita de Díaz-Canel ao túmulo de Fidel Castro. Assista:

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Tite foi fotografado no túmulo de Fidel Castro em Cuba. A pessoa que está na imagem não é o técnico da seleção brasileira e a história é uma fake news que já desmentimos aqui no Boatos.org.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet