Boato – Thomas Joly, diretor da cerimônia de abertura das Olimpíadas, foi atingido por um raio e está hospitalizado.
Análise
Para infelicidade de alguns (e felicidade de uns poucos), os Jogos Olímpicos de Paris está perto do fim. Mesmo assim, a cerimônia de abertura (e suas polêmicas) ainda está gerando fake news.
Com um print de uma suposta notícia da Associated Press, tem circulado a alegação de que Thomas Joly, responsável pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, teria sido atingido por um raio e está hospitalizado.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
“O diretor da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, Thomas Joly, foi atingido por um raio. Ele está hospitalizado…”, diz a mensagem, que foi compartilhada em tom de celebração.
Checagem
A história não demorou muito a circular na internet, mas ela não procede. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Quem é Thomas Joly? 2) Thomas Joly, diretor artístico da abertura das Olimpíadas, foi atingido por um raio? 3) Como está o diretor artístico da abertura das Olimpíadas?
Quem é Thomas Joly?
Thomas Jolly é um diretor artístico e de teatro francês. Ele ganhou destaque com sua adaptação épica de “Henri VI” de Shakespeare, que foi apresentada em um formato de 18 horas, recebendo aclamação da crítica. O seu renome fez com que, desde 2022, fosse escolhido como diretor artístico da cerimônia de abertura das Olimpíadas.
Thomas Joly, diretor artístico da abertura das Olimpíadas, foi atingido por um raio?
Não, Thomas Joly não foi atingido por um raio. A informação é falsa. Além de não constar em nenhuma fonte confiável qualquer informação sobre o tal “acidente” com ele. Além disso, a imagem da suposta notícia da Associated Press é falsa. Ela é uma falsificação criada em cima de uma notícia sobre a polícia estar investigando discurso de ódio contra ele.
Como está o diretor artístico da abertura das Olimpíadas?
Ele está melhor do que o que é dito na matéria: afinal ser atingido por um raio é péssimo. Porém, as coisas estão, no mínimo, diversas. Por um lado, ele realizou a maior obra da sua carreira até o momento. Por outro, está sendo ameaçado.
Conclusão
Fake news ❌
A alegação de que Thomas Joly, diretor da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi atingido por um raio é falsa. O print da matéria da Associated Press é falso e não há em nenhuma fonte confiável.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).