Sergio Pérez dedica vitória na Fórmula 1 a Jair Bolsonaro #boato

Boato – O mexicano Sergio Pérez dedicou a vitória na Fórmula 1 ao povo mexicano “que sofre com a esquerda” e ao presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

Um tipo de fake news que já está virando um clássico é o da “dedicatória” de uma celebridade ao presidente Jair Bolsonaro. A última das histórias que tivemos acesso aponta para um “depoimento emocionado” do piloto mexicano de Fórmula 1 Sergio Pérez.

De acordo com uma mensagem que circula online online, Sergio Pérez teria dedicado a vitória de uma etapa da Fórmula 1 ao “povo mexicano que sofre com o governo de esquerda” e ao presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Leia o texto que circula por aí e aponta, como fonte, o tabloide britânico The Sun:

Confira o desmentido em vídeo:

“Essa vitória eu dedico a todo povo mexicano que sofre com o partido de esquerda no poder, e ao maior defensor das liberdades nas américas, Jair Messias Bolsonaro, o melhor presidente de todos os tempos” Sergio Perez ao The Sun

Sergio Pérez dedica vitória na Fórmula 1 a Jair Bolsonaro?

Assim como em tantos outros casos, a mensagem se espalhou muito entre grupos bolsonaristas. E assim como em outras mensagens, a história em questão é falsa. Sergio Pérez não deu qualquer declaração sobre Bolsonaro.

O histórico e uma busca sobre o assunto já revelam a farsa. Outros nomes famosos já tiveram declarações sobre Bolsonaro falsamente publicadas na internet (temos, como exemplo, casos envolvendo os nomes dos também pilotos Max Verstappen e Lewis Hamilton).

Ao buscar sobre a fala de Sergio Pérez sobre Bolsonaro após uma vitória na Fórmula 1 (a última foi após o GP de Mônaco), nada encontramos além da mensagem que circula entre bolsonaristas. Nem no The Sun, nem em outra fonte confiável há qualquer menção do mexicano sobre o presidente do Brasil.

A foto em questão utilizada na mensagem é da vitória após o GP do Azerbaijão em 2021. Tal qual no caso da vitória no GP de Mônaco, não há qualquer registro de qualquer declaração dele sobre Jair Bolsonaro.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Sergio Pérez dedicou uma vitória na Fórmula 1 a Jair Bolsonaro. Assim como em tantos outros casos, trata-se de mais uma fala falsamente atribuída a um famoso que cita o nome do presidente do Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet