Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que o São Paulo tenha sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990

É falso que o São Paulo tenha sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990

São Paulo foi rebaixado no Paulistão de 1990, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – São Paulo já foi rebaixado. Rebaixamento ocorreu no Campeonato Paulista de 1990. 

  Análise

Até o momento da confecção deste texto, apenas três torcidas dos chamados “grandes clubes” do futebol brasileiro podem se orgulhar do time nunca ter sido rebaixado em campeonatos nacionais: Flamengo, Santos e São Paulo.

Porém, torcidas adversárias (de equipes que já foram rebaixadas ou não) sempre levantam dúvidas sobre o “título”. Uma das polêmicas está relacionada ao Campeonato Paulista de 1990. Torcedores de clubes como o Corinthians e o Palmeiras apontam que, naquele ano, o São Paulo Futebol Clube foi rebaixado.

Muitas das mensagens se utilizam de alguns argumentos como, por exemplo, uma matéria da Folha de S.Paulo que aponta que o São Paulo “foi rebaixado” ou trechos de depoimentos que atestariam o episódio. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Contra Provas não argumentos, tricolor bambysta trikas via 👉👌 rebaixado no campeonato Paulista 1990 👉😁😁😁😁😁😁🙄🙄🙄🙄🤫🤫🤫🤫🤫🤫 Versão 2:Ei pessoar kkkkk sabia que o são Paulo foi rebaixado em 1990 ? O time kkkk Versão 3:São Paulo rebaixado no Paulistão de 1990.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O São Paulo Futebol Clube foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990? 2) O que explica o fato de o São Paulo ter sido citado como “rebaixado” na matéria da Folha e em depoimentos? 3) O time já foi rebaixado em algum campeonato de futebol?

O São Paulo Futebol Clube foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990?

Não foi. O que explica a confusão é o regulamento do Campeonato Paulista naquele ano. Haviam 24 times no Campeonato e a Federação Paulista de Futebol previa uma mudança drástica de regulamento para 1991. O número total de participantes aumentaria para 24, mas haveria uma divisão em dois grupos (Verde e Amarelo).

A definição da distribuição de grupos se daria da seguinte forma: o Grupo Verde de 1991 seria formado pelos 14 primeiros colocados de 1990 (vale lembrar que o Grupo Verde renderia cinco vagas para a fase final da competição) e o Grupo Amarelo seria formado pelos 10 últimos colocados de 1990 mais quatro times que subiram da segunda divisão (o Grupo Amarelo renderia três vagas para a fase final e teria um rebaixado).

A Federação Paulista de Futebol já falou diversas vezes que nenhuma equipe era considerada rebaixada para a segunda divisão do estado em 1990. Tanto que “Série B” em 1991 era a Divisão Intermediária (que foi vencida pelo Araçatuba). 

Uma das vezes foi em 2021. Em um jogo de “verdade ou mentira” no Instagram, o perfil no Instagram disse: “Mentira. O Regulamento do Paulista de 1990 não previa rebaixamento para a chamada Divisão Especial”.

O que explica o fato de o São Paulo ter sido citado como “rebaixado” na matéria da Folha e em depoimentos?

O São Paulo terminou o Campeonato Paulista de 1990 na 15ª posição. Por conta do regulamento, iria disputar o Paulistão de 1991 no Grupo Amarelo. O jornalista que fez a matéria interpretou (mesmo com o regulamento dizendo o contrário) que seria um rebaixamento. Interpretações à parte, o fato é que o São Paulo disputou a primeira divisão do Paulistão de 1991. Mais do que isso: não só disputou como foi campeão ao derrotar o Corinthians na final.

O time já foi rebaixado em algum campeonato de futebol?

Nunca. O São Paulo futebol clube deixou apenas de disputar uma edição do Campeonato Brasileiro. Foi em 1979. Na ocasião, São Paulo, Santos, Corinthians e Portuguesa boicotaram o campeonato (que teve 94 times) por discordância em relação ao regulamento e por priorizar o Paulistão. Ou seja: não foi um rebaixamento. Assim como não foi em 1991.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o São Paulo Futebol Clube tenha sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990. O regulamento não previa rebaixado, a Federação Paulista de Futebol já desmentiu a balela e até veículos de mídia que falaram no assunto apontaram que foi uma “interpretação”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)