Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que o São Paulo tenha sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990

É falso que o São Paulo tenha sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990

São Paulo foi rebaixado no Paulistão de 1990, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – São Paulo já foi rebaixado. Rebaixamento ocorreu no Campeonato Paulista de 1990. 

  Análise

Até o momento da confecção deste texto, apenas três torcidas dos chamados “grandes clubes” do futebol brasileiro podem se orgulhar do time nunca ter sido rebaixado em campeonatos nacionais: Flamengo, Santos e São Paulo.

Porém, torcidas adversárias (de equipes que já foram rebaixadas ou não) sempre levantam dúvidas sobre o “título”. Uma das polêmicas está relacionada ao Campeonato Paulista de 1990. Torcedores de clubes como o Corinthians e o Palmeiras apontam que, naquele ano, o São Paulo Futebol Clube foi rebaixado.

Vídeo: é falso que decreto permite confisco de doações para colocar "selo do PT"

Muitas das mensagens se utilizam de alguns argumentos como, por exemplo, uma matéria da Folha de S.Paulo que aponta que o São Paulo “foi rebaixado” ou trechos de depoimentos que atestariam o episódio. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Contra Provas não argumentos, tricolor bambysta trikas via 👉👌 rebaixado no campeonato Paulista 1990 👉😁😁😁😁😁😁🙄🙄🙄🙄🤫🤫🤫🤫🤫🤫 Versão 2:Ei pessoar kkkkk sabia que o são Paulo foi rebaixado em 1990 ? O time kkkk Versão 3:São Paulo rebaixado no Paulistão de 1990.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O São Paulo Futebol Clube foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990? 2) O que explica o fato de o São Paulo ter sido citado como “rebaixado” na matéria da Folha e em depoimentos? 3) O time já foi rebaixado em algum campeonato de futebol?

O São Paulo Futebol Clube foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990?

Não foi. O que explica a confusão é o regulamento do Campeonato Paulista naquele ano. Haviam 24 times no Campeonato e a Federação Paulista de Futebol previa uma mudança drástica de regulamento para 1991. O número total de participantes aumentaria para 24, mas haveria uma divisão em dois grupos (Verde e Amarelo).

A definição da distribuição de grupos se daria da seguinte forma: o Grupo Verde de 1991 seria formado pelos 14 primeiros colocados de 1990 (vale lembrar que o Grupo Verde renderia cinco vagas para a fase final da competição) e o Grupo Amarelo seria formado pelos 10 últimos colocados de 1990 mais quatro times que subiram da segunda divisão (o Grupo Amarelo renderia três vagas para a fase final e teria um rebaixado).

A Federação Paulista de Futebol já falou diversas vezes que nenhuma equipe era considerada rebaixada para a segunda divisão do estado em 1990. Tanto que “Série B” em 1991 era a Divisão Intermediária (que foi vencida pelo Araçatuba). 

Uma das vezes foi em 2021. Em um jogo de “verdade ou mentira” no Instagram, o perfil no Instagram disse: “Mentira. O Regulamento do Paulista de 1990 não previa rebaixamento para a chamada Divisão Especial”.

O que explica o fato de o São Paulo ter sido citado como “rebaixado” na matéria da Folha e em depoimentos?

O São Paulo terminou o Campeonato Paulista de 1990 na 15ª posição. Por conta do regulamento, iria disputar o Paulistão de 1991 no Grupo Amarelo. O jornalista que fez a matéria interpretou (mesmo com o regulamento dizendo o contrário) que seria um rebaixamento. Interpretações à parte, o fato é que o São Paulo disputou a primeira divisão do Paulistão de 1991. Mais do que isso: não só disputou como foi campeão ao derrotar o Corinthians na final.

O time já foi rebaixado em algum campeonato de futebol?

Nunca. O São Paulo futebol clube deixou apenas de disputar uma edição do Campeonato Brasileiro. Foi em 1979. Na ocasião, São Paulo, Santos, Corinthians e Portuguesa boicotaram o campeonato (que teve 94 times) por discordância em relação ao regulamento e por priorizar o Paulistão. Ou seja: não foi um rebaixamento. Assim como não foi em 1991.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o São Paulo Futebol Clube tenha sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990. O regulamento não previa rebaixado, a Federação Paulista de Futebol já desmentiu a balela e até veículos de mídia que falaram no assunto apontaram que foi uma “interpretação”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)