Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que o São Paulo tenha anunciado a contratação de Joaquim Rolão Preto como técnico

É falso que o São Paulo tenha anunciado a contratação de Joaquim Rolão Preto como técnico

São Paulo anunciou a contratação de Joaquim Rolão Preto como técnico, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O São Paulo anunciou a contratação do técnico português Joaquim Rolão Preto.

Análise

Depois que Dorival Júnior deixou o comando do São Paulo Futebol Clube, iniciou-se uma especulação sobre quem seria o novo técnico do Tricolor Paulista (algo que não se definiu até o momento em que fizemos este texto).

Neste sentido, uma postagem começou a circular em redes sociais. Com a mesma identidade visual das artes utilizadas quando o time faz uma contratação, mensagens apontavam que o técnico português Joaquim Rolão Preto seria contratado pela equipe. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: 🚨 ⚠️ URGENTE Após saída de Dorival para a seleção, o São Paulo anuncia Joaquim ROLÃO PRETO como seu novo treinador. KKKKKKKKKKKKKKKKK Versão 2: São Paulo vem com tudo em 2024!!! Para que o clube vá a frente contrataram o tal de; “Rolão Preto” agora vai!!! 🖤🤍❤️

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Quem é o técnico português Joaquim Rolão Preto? 2) É verdade que o São Paulo contratou Joaquim Rolão Preto como técnico? 3) É a primeira vez que o nome do português aparece em “piadinhas” na internet?

Quem é o técnico português Joaquim Rolão Preto?

Ao contrário do que se pode imaginar, existe, de fato, um técnico português com este nome. Joaquim Rolão Preto é um ex-jogador que teve carreira em times menores de Portugal. Como auxiliar técnico, ele trabalhou muito tempo na França e em outros países. Ele tem poucos trabalhos como técnico e, no momento, está sem clube.

É verdade que o São Paulo contratou Joaquim Rolão Preto como técnico?

Não. Para começar, o time paulista sequer anunciou (como falamos, até o momento em que este texto está sendo escrito) o nome do novo técnico. Além disso, o português não tem qualquer chance de ser contratado. O currículo dele é modesto para o cargo (que mira nomes mais “cascudos” e/ou com intimidade com o futebol brasileiro).

Na realidade, se trata de uma piada de cunho homofóbico (e um tanto sem graça, para falar a verdade). Como o São Paulo está sem técnico, alguém teve a “bela ideia” de usar o nome (que tem duplo) sentido para atacar o time.

É a primeira vez que o nome do português aparece em “piadinhas” na internet?

Não. A mesma piada homofóbica também circulou no meio do ano passado quando o Cruzeiro estava sem técnico. Na época, a coisa foi pior: a piada chegou a ser levada a sério e virou notícia (sim) na mídia. Obviamente, Joaquim Rolão Preto não esteve nem perto de ser contratado pelo time.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o São Paulo tenha contratado o técnico português Joaquim Rolão Preto. Trata-se de uma piada de cunho homofóbico que está circulando no contexto da busca do time por um novo treinador.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).