Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Rapahel Claus recebe proposta da Arábia Saudita e posa com camisa do Flamengo #boato

Rapahel Claus recebe proposta da Arábia Saudita e posa com camisa do Flamengo #boato

Raphael Claus recebe proposta da Arábia Saudita e posa com camisa do Flamengo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O árbitro Raphael Claus recebeu uma proposta da Arábia Saudita e deve deixar o Flamengo. Ele, porém, posou com camisa do rubro-negro.

  Introdução

Desde sempre, discussões sobre supostos erros de arbitragem são comuns no debate sobre futebol. Agora, com fases decisivas de competições chegando, as discussões estão maiores ainda.

Uma das últimas do final de julho de 2023 está relacionada ao árbitro Raphael Claus. Depois de anular um gol do atacante uruguaio Luis Suárez e ter arbitragem questionada na semifinal da Copa do Brasil entre Grêmio e Flamengo, começou a circular uma “notícia” com dois elementos.

Uma suposta notícia da TNT Sports aponta que Raphael Claus iria “deixar o Flamengo” porque teve uma proposta da Arábia Saudita. Há, ainda, uma suposta imagem de ele com a camisa do clube carioca. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

TNT SPORTS. FUTEBOL BRASILEIRO Árbitro Raphael Claus recebe proposta da Arábia Saudita e deve deixar o Flamengo. Muito emocionado Claus desabafa: “Depois de anos ajudando o clube do meu coração me despeço com muita tristeza, Valeu Nação!”

  Análise

Vimos a imagem circulando, principalmente, por meio de mensagens no WhatsApp. Vimos também a mensagem circulando por algumas redes sociais como o Twitter. O texto até não tem muitas características de fake news (até cita uma fonte confiável, o que nos ajuda na apuração).

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que Raphael Claus vai para a Arábia Saudita? 2) É verdade que a TNT Sports deu a tal informação? 3) Raphael Claus tem alguma ligação com o Flamengo ou posou com a camiseta do clube?

Checagem

É verdade que Raphael Claus vai para a Arábia Saudita?

Não é verdade que o “árbitro” foi contratado para apitar na Arábia Saudita. Apesar de o país do Oriente Médio ser um grande destino para futebolistas, o mesmo não ocorre com juízes.

É verdade que a TNT Sports deu a tal informação?

Não é. Não precisa ser um gênio para ver que o conteúdo é uma montagem. Mesmo assim, resolvemos checar a informação e vimos que o site não tem nenhuma notícia desta natureza.

Raphael Claus tem alguma ligação com o Flamengo ou posou com a camiseta do clube?

Também é óbvio, mas vale avisar. Apesar do erro a favor do clube carioca na Copa do Mundo, Raphael Claus não tem nenhuma ligação com o Flamengo. Além disso, a foto é uma montagem. Ou melhor, é uma montagem em cima de uma montagem.

O fato curioso na mensagem em questão está no fato que, na imagem original não há Raphael Claus ou mesmo Flamengo. Na realidade, a montagem foi feita em cima de outra montagem de um juiz com a camisa rubro-negra. Na imagem original, é Sávio Pereira Sampaio o fotografado. Há algum tempo, alguém fez a montagem dele com a camisa do Flamengo. Agora, alguém aproveitou a montagem e trocou o juiz.

Conclusão

Fake news ❌

Nem Raphael Claus vai sair do Brasil tampouco a imagem dele com a camiseta do Flamengo é real. Trata-se de uma notícia falsa e um montagem que estão circulando por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm