Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que Raphael Claus esteja sendo investigado por favorecer Palmeiras no Brasileirão

É falso que Raphael Claus esteja sendo investigado por favorecer Palmeiras no Brasileirão

Raphael Claus é investigado pela CBF por favorecer Palmeiras após denúncias de John Textor, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A CBF começou a investigar Raphael Claus por favorecer Palmeiras no Campeonato Brasileiro após denúncias de John Textor.

Análise

Nos últimos dias, começou a circular em diversos grupos relacionados a futebol na internet uma mensagem que aponta para um “escândalo” no Campeonato Brasileiro.

Os textos apontam que o árbitro Raphael Claus teria começado a ser investigado por favorecer o Palmeiras durante o Campeonato Brasileiro de 2022 e 2023. A mensagem aponta, ainda, que outros times como Fortaleza, São Paulo. Fluminense e Grêmio também estariam sendo investigados.

Tudo teria ocorrido após denúncias de John Textor, dono da SAF que detém o Botafogo. É dito também que a fonte da história seria a Gazeta Esportiva. Leia:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Bomba ! O juiz Rafael Klaus é investigado pela CBF por receber manipulação em dinheiro em jogos do Palmeiras inclusive a final de 2022 e a final de 2023 . Caso ocorreu após a entrega das provas de John textor dono do Botafogo.

As provas já está com a polícia será marcado uma audiência para relatar os fatos! Se tudo constatar Rafael Klaus será banido do futebol e pagará uma multa de 52 milhões de reais. Times envolvidos na manipulação de resultados. São Paulo Palmeiras Grêmio Fluminense Fortaleza Gazeta espotiva

Checagem

Vimos o conteúdo sendo compartilhado por páginas do Flamengo (que, coincidentemente, enfrentou o Palmeiras), Vasco, Grêmio e outros. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que a CBF esteja investigando Raphael Claus por conta das denúncias de John Textor? 2) A Gazeta Esportiva deu a notícia de que Raphael Claus está sendo investigado pela CBF? 3) As denúncias de John Textor citam o árbitro e procedem?

É verdade que a CBF esteja investigando Raphael Claus por conta das denúncias de John Textor?

Não. Ao realizar uma busca por fontes confiáveis, nada encontramos sobre investigações da CBF perante Raphael Claus. Vale apontar que a mensagem tem outros “furos” como citar que o Palmeiras foi favorecido nas “finais” do Campeonato Brasileiro (sendo que o campeonato não tem finais). Até o nome de Raphael Claus (escrito como Rafael Claus) está escrito de forma errada. Além disso, a fonte citada entrega o fake.

A Gazeta Esportiva deu a notícia de que Raphael Claus está sendo investigado pela CBF?

Além de ter sido escrita com erro de digitação (Gazeta Espotiva e não Gazeta Esportiva), a história não foi publicada pelo site do jornal paulistano de esportes. Ou seja: a história foi tirada do nada e com uma fonte falsa sendo citada.

As denúncias de John Textor citam o árbitro e procedem?

A resposta para a primeira pergunta é não. Nas suas “denúncias de manipulação”, John Textor é um tanto quanto genérico. Ele cita apenas clubes. O Palmeiras como favorecido e São Paulo e Fortaleza (jogadores dos clubes) como “favorecedores”.

É importante citar que as denúncias (que são gravíssimas) não estão sendo acompanhadas de provas e que os citados já anunciaram que vão processar o dono da SAF do Botafogo. Por enquanto, podemos colocar as denúncias como “boato sem comprovação”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a CBF esteja investigando o juiz Raphael Claus por manipulações a favor do Palmeiras. Trata-se de uma fake news que surgiu do nada e não tem qualquer lastro na realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).