Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que a Qatar Sports e o PSG tenham anunciado que vão comprar o Vitória

É falso que a Qatar Sports e o PSG tenham anunciado que vão comprar o Vitória

PSG e Qatar Sports vão comprar Esporte Clube Vitória, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O jornalista Fabrizio Romano revelou que a empresa dona do PSG, a Qatar Sports, vai comprar o Esporte Clube Vitória em breve.

Análise

Já há algum tempo, tem circulado na internet uma mensagem que tem mexido com alguns torcedores dos clubes de futebol da Bahia. Após o Grupo City (empresa detentora do Manchester City) ter comprado a SAF do Bahia Esporte Clube, uma informação atribuída ao jornalista italiano Fabrizio Romano (especialista em mercado do futebol) surgiu na internet.

O texto dava conta que a Qatar Sports, empresa detentora do Paris Saint-Germain estaria próxima de comprar, no mínimo, 50% do Esporte Clube Vitória. Leia a mensagem que circula na internet:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Fabrizio Romano: LÁ VAMOS, em breve: Qatar Sports vai investir no futebol brasileiro! Não apenas o Paris Saint-Germain. A Qatar Sports Investment quer adquirir parte do clube brasileiro Esporte Clube Vitória. 🇧🇷🇶🇦 #ECVitória O Qatar Sports Investment quer pelo menos 50% do clube.

Checagem

A mensagem tem circulado em redes sociais e também em prints em grupos de futebol por aí. Porém, não precede. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a Qatar Sports, detentora do PSG, vai comprar o Vitória? 2) O jornalista Fabrizio Romano deu a notícia sobre a Qatar Sports, PSG e o clube baiano? 3) O Vitória vai se tornar uma SAF e ser “comprado” por alguém em breve?

É verdade que a Qatar Sports, detentora do PSG, vai comprar o Vitória?

Não é verdade. Não consta nada em fontes confiáveis que aponte para a tal compra por parte da Qatar Sports. Para além disso, o print que está circulando em questão não é real.

O jornalista Fabrizio Romano deu a notícia sobre a Qatar Sports, PSG e o clube baiano?

Na realidade, são contas fakes atribuídas a Fabrizio Romano. Se você olhar o print do conteúdo, pode ver que a @ é “FabrizioGozando”. Também há contas com o nome “FabrizioRodando” que fala no assunto. A conta oficial é “@FabrizioRomano”. Por sinal, não tem nada sobre o Vitória na conta dele.

O Vitória vai se tornar uma SAF e ser “comprado” por alguém em breve?

É possível que sim. O presidente do clube já deu algumas entrevistas como esta para o programa CNN Esportes S/A que pretende seguir a tendência de outros clubes como o Botafogo, Vasco, Cruzeiro e o rival Bahia e transformar o time em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Porém, não há data para isso e nem nomes de “candidatos”. Reiteramos que a Qatar Sports nunca foi mencionada por pessoas do clube.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o dono do PSG anunciou que vai comprar o Esporte Clube Vitória. Trata-se de uma fake news falsamente atribuída ao jornalista italiano Fabrizio Romano.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).