Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Quem usar a bandeira LGBT na Copa do Mundo vai ser preso, diz presidente do Comitê Organizador #boato

Quem usar a bandeira LGBT na Copa do Mundo vai ser preso, diz presidente do Comitê Organizador #boato

Quem usar a bandeira LGBT na Copa do Mundo vai ser preso, diz presidente do Comitê Organizador, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA no Catar, Nasser Al-Khater, afirmou que quem levantar a bandeira LGBT na Copa do Mundo vai ficar preso por 7 a 11 anos.

A Copa do Mundo será, ao contrário da maioria dos anos, realizada no fim do ano. Mesmo faltando alguns meses para as competições, alguns boatos sobre o evento começaram a surgir na web. Um deles aponta para uma suposta fala do presidente do Comitê Organizador da competição, Nasser Al-Khater.

De acordo com a mensagem que circula online, Nasser Al-Khater teria afirmado que as pessoas que erguessem a bandeira LGBT durante a Copa do Mundo seriam presas. Ele teria, inclusive, estipulado a pena para cada pessoa. Leia o texto que circula online:

Direto e reto! Presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA no Catar, Nasser Al-Khater: “Quem levantar a bandeira LGBT na Copa do Mundo vai ficar preso por 7 a 11 anos. Estamos aqui em um país islâmico, você deve respeitar nossa religião, crenças e cultura”.

Presidente do Comitê Organizador disse que quem levantar a bandeira LGBT durante a Copa do Mundo vai ficar preso por 7 a 11 anos?

Não demorou para a história viralizar na internet (não só em português). Porém, a história que circula por aí não procede. Não teve nada de “promessa de prisão” para as pessoas que levantarem a bandeira LGBT durante a Copa do Mundo do Catar.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem e a ausência de fontes confiáveis que confirmem a história já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. O texto que circula online tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a informação.

Ao buscar por fontes confiáveis que possam confirmar a informação em questão, nada encontramos sobre o tal anúncio. Muito pelo contrário disso: ao procurar pelo conteúdo em inglês sobre o assunto, encontramos alguns desmentimos.

Para começar, a pessoa que está na imagem que ilustra a tal declaração sequer é do presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo do Catar, Nasser Al-Khater. Na realidade, a pessoa da imagem (que está neste link oficial da competição) é Hassan Al-Thawadi. secretário-geral do Comitê Supremo de Entrega e Legado da competição.

Para além da questão da imagem, é preciso dizer que a informação foi desmentida por sites em inglês como o Be Soccer (especializado em conteúdo esportivo), o Marca (site esportivo da Espanha) e o The Paradise (site de notícias da Nigéria que tem uma seção de checagem).

Assim como os sites apontam, em nenhum momento Nasser Al-Khater falou sobre prisão para as pessoas que empunharem a bandeira LGBT na Copa do Mundo. Na realidade, a desinformação surgiu em páginas no Twitter que apontavam que um “porta-voz do Catar” teria falado isso. Ou seja: a história se modificou com o tempo.

Ao procurar por qualquer informação sobre o assunto, nada encontramos sobre “prisão”. O máximo que encontramos foi uma fala de abril deste ano de uma pessoa do governo da Catar falando que bandeiras LGBT poderiam ser tomadas de pessoas. É importante citar que o sujeito não faz parte do Comitê Organizador da Copa do Mundo.

Por outro lado, em dezembro do ano passado, o próprio Nasser Al-Khater disse que permitiria manifestações da bandeira LGBT. Porém, ele também disso que manifestações públicas de afeto são desaprovadas (assim como é por héteros, de acordo com as leis do Catar).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA no Catar, Nasser Al-Khater, disse que quem levantar a bandeira LGBT na Copa do Mundo vai ficar preso por 7 a 11 anos. Trata-se de uma fake news que surgiu em inglês e que não demorou para chegar por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: